COMO FAZER A TRANSFERÊNCIA DE CURSO PELO FIES

Autor: G. Produções
Publicado em: Cursos

COMO FAZER A TRANSFERÊNCIA DE CURSO PELO FIES – O FIES é um dos maiores programas de financiamento estudantil que existe no Brasil atualmente. Ele é destinado unicamente a financiar os estudos de universitários que são aprovados em universidades particulares para qualquer curso de graduação, porém que não tem condições financeiras de quitar as mensalidades. Existem claro, algumas exigências mínimas para que o FIES seja liberado para o aluno e você pode conferir visitando o site oficial desse sistema de financiamento ou indo em qualquer agência da Caixa Econômica Federal.

grey COMO FAZER A TRANSFERÊNCIA DE CURSO PELO FIES

Mas o assunto que vamos conversar aqui é referente na verdade à transferência desse financiamento de um curso para o outro. Isso é possível já que muitas vezes escolhemos um curso universitário e após alguns semestres nos descobrimos com outras habilidades ou não encontramos tanta afinidade assim com o que estamos cursando. Para evitar que o aluno passe pelo processo novamente, o FIES disponibiliza a ação de transferência do seu financiamento e sobre esse assunto, vamos tirar todas as dúvidas possíveis.

A sigla significa Fundo de Financiamento estudantil e trata-se de um programa idealizado pelo Ministério da Educação, destinado a estudantes universitários de cursos de graduação. Somente faculdades e cursos com avaliação positiva estão liberados para terem esse financiamento.

O financiamento foi criado em 1999 e cerca de 550 mil estudantes foram beneficiados e mais de 6 bilhões de reais entre contratações e renovações semestrais foram gastos. Os critérios de seleção para solicitar o financiamento têm como prioridade estudantes pertencente às classes menos favorecidas e levando em consideração os seguintes propósitos:

- Durante todo o período do curso, o estudante pagará a cada 3 meses o valor máximo de R$ 50,00 referente aos juros do financiamento.

- O financiamento do curso é feito com base na renda familiar em relação ao custo total da faculdade.

- Todos os estudantes cadastrados passarão por processos de avaliação que constituem em entrevistas e análise de créditos.

Se você é estudante e tem o financiamento do MEC, poderá transferir integralmente o mesmo tanto de um curso para outro como de uma faculdade para outra. A solicitação deve ser feita em junho ou em dezembro, justamente na passagem de semestre da instituição.

Atente-se então para os requisitos:

- A transferência de curso só será aceita se for para a mesma faculdade. No caso de alteração de faculdade, o aluno poderá escolher um novo curso a ser financiado ou permanecer no mesmo.

- A transferência só pode ser feita uma única vez no período do curso.

- O curso ou instituição que receberá o aluno financiado deverá conter as mesmas especificações positivas do MEC.

- O pedido de transferência só é feito através do Sistema Informatizado do Fies, o SisFies através do link http://sisfiesportal.mec.gov.br




Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail




Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2013 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!