PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO FAZER A MANUTENÇÃO DE UM AQUÁRIO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Casa & Decoração

COMO FAZER A MANUTENÇÃO DE UM AQUÁRIO

Peixes na sala de estar ou no escritório é um tipo de decoração que agrada muitos olhos, no entanto, é preciso saber quais são os cuidados necessários. Nesse sentido, as dicas de como fazer a manutenção de um aquário vai manter a saúde dos seus habitantes.

Os cuidados com um aquário são frequentes, sendo que diariamente, por exemplo, é necessário conferir algumas características. Entre elas, como está o funcionamento das bombas (oxigenação) e os aquecedores e termostatos para avaliar a temperatura.

Além disso, é possível identificar a saúde dos peixes, o que é feito ao observar se eles estão nadando como de costume, se possuem parasitas e como está o brilho das escamas. Já os cuidados semanais com o aquário consistem em verificar o pH da água, sendo que o melhor é que esteja neutro, inclusive, quando existem espécies diferentes.

É indicado também que a água do aquário seja trocada uma vez por semana, no entanto, ela nunca deve ser trocada em sua totalidade, apenas 30%. Já metade da água deve ser trocada quando for detectado algum nível de toxidade.

A manutenção do aquário quinzenal, aliás, engloba os testes de nitrito, nitrato e amônia para saber se a água contém alguma toxicidade. É importante ainda saber que o aquário nunca deve ser lavado, apenas o seu fundo, o que acontece na troca de água.

Mais dicas de como fazer a manutenção de um aquário

Além das manutenções periódicas realizadas no aquário, é importante que o responsável por ele esteja atento a outros cuidados. Entre eles, não dar ração demais aos peixes, sendo que isso pode ser percebido quando a água se torna turva, com aspecto esbranquiçado.

É importante ainda que a ração tenha boa qualidade e que os peixes sejam alimentados três vezes por dia com a quantidade indicada, sendo que não pode sobrar. Além de turva, o excesso pode causar doenças nos peixes. Quando a água apresenta essa característica pode ser sinal também de descuido quanto às trocas semanais.

O filtro também pode deixar a água leitosa se não estiver funcionando adequadamente. É importante que água usada no aquário, que pode ser de torneira, seja potável e tenha o cloro retirado. Para tanto, é preciso usar anti-cloro ou desclorificante.

Já na hora de colocar peixes novos no aquário é fundamental que eles estejam dentro do saco, o que vai evitar que morram devido à diferença de pH. Durante 20 minutos os peixes devem permanecer no saco, enquanto se adiciona aos poucos água do aquário na embalagem até que dobre de volume.

Mas se o aquário é novo, deve-se esperar uma semana para adicionar peixes, bem como seguir as recomendações de um centímetro de peixe para um litro de água.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!