PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO FAZER A ADAPTAÇÃO ESCOLAR DO FILHO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

COMO FAZER A ADAPTAÇÃO ESCOLAR DO FILHO

Muitas vezes, pelos motivos mais diversos é necessário mudar os filhos de escola. Tudo bem se a criança tem um perfil mais flexível e sociável, nesses casos a alteração não apresentará qualquer problema. No entanto, alguns jovens e crianças não aceitam bem a mudança e podem apresentar dificuldades no processo, o que gera mais ansiedade e medo do novo. Confira dicas a seguir sobre como fazer a adaptação escolar do filho, garantindo que ele terá o melhor aproveitamento da situação sem apresentar muitas quedas no rendimento.

Dicas sobre como fazer a adaptação escolar do filho

De acordo com especialistas da área, é importante que antes da mudança a criança seja preparada para este momento. Os pais precisam explicar para a criança quais são os motivos que a fizerem mudar de escola, tomando o cuidado de usar uma linguagem e uma forma que ela consiga compreender, facilitando desta forma a adaptação. Também pode diminuir o nervosismo ambientar a criança na nova escola. Antes do início das aulas, a leve no novo local para conhecer, mostrando onde fica o refeitório, onde fica o banheiro e qual será sua sala. Isso vai ajudá-la a não se sentir tão perdida no primeiro dia.

Como agir após a mudança de escola

Pode acontecer de algumas crianças reagirem a esta mudança de forma negativa, mas tudo vai depender da personalidade dela. Se ela manifestar frustração ou tristeza, os pais precisam acolher e os compreender, sem jamais brigar ou exigir que a criança aceite a mudança. Uma estratégia é ressaltar os pontos positivos da mudança, revertendo a opinião dela.

A adaptação completa na nova escola pode demorar até três meses, dependendo do ambiente escolar e da relação com os pais. Na sala de aula, a criança pode apresentar baixo rendimento ou retração social. Pais e professores precisam ficar atentos a estes sinais. Isso deve ser trabalhado para que a criança não corra o risco de reprovar de ano.

Como agir com filhos adolescentes

Quando se tratam de adolescentes a dica é inseri-los na escolha da nova escola, apresentando a ele as opções que mais agradam aos pais e que são possibilidades reais na transferência. Se os pais permitirem que os adolescentes participem da escolha, dividem com ela a responsabilidade. O importante é ajudar o filho na adaptação, para que seja uma transição feliz.

Dificuldades mais comuns na adaptação escolar

– A saudade da escola anterior, sentindo falta dos colegas, professores e funcionários, inclusive do espaço físico.

-Não conhecer os professores e funcionários e, consequentemente, não se sentir segura e amparada.

– A dificuldade de entender o espaço físico da nova escola.

– Adaptar-se a novas regras.

– Falta de entrosamento com os novos colegas.

Superados esses obstáculos, seu filho estará pronto para aderir ao novo estilo e às novas rotinas escolares, o que indica que a adaptação deu certo. Caso os problemas se estendam por mais tempo, é importante buscar acompanhamento psicológico.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!