PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO EVITAR RISCOS AO EMPREENDER

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Mercado, Negócios e Empresas

COMO EVITAR RISCOS AO EMPREENDER

É bastante comum que muitas pessoas, mesmo que com boas ideias e um bom capital para investir, deixem de abrir o próprio negócio por medo de enfrentar riscos e também as incertezas do sucesso do negócio. Mas empreender nem sempre precisa envolver riscos muito elevados, já que é possível reduzir os riscos na hora de realizar um investimento. Assim sendo, é necessário saber como evitar riscos ao empreender.

Contudo, antes de saber como evitar riscos ao empreender, é importante entender que o risco é o tamanho do seu investimento multiplicado pelo grau de incerteza de sucesso. Os riscos serão maiores conforme o investimento for maior e a certeza de sucesso for menor. Por isso, é praticamente impossível reduzir o risco do empreendedor próximo de zero.

Como evitar riscos ao empreender

A primeira dica de como evitar riscos ao empreender é se capacitar e planejar bem qualquer ação ou investimento. Se você não tem ainda muita segurança sobre a área em que quer investir, procure alguém que entenda bem do assunto. O planejamento é a melhor forma de conseguir deixar muito baixos os riscos que você vai correr nessa nova empreitada. Além disso, quando você sabe que tipo de riscos está correndo, é como se o seu projeto estivesse ainda mais seguro, pois você já se certificou do que pode dar errado e já terá pensado numa estratégia para driblar a situação. Nada o pegará de surpresa.

Não confunda probabilidade com risco. Quanto maiores as chances de algo dar errado, maior a probabilidade e, portanto, maior o risco. Esse é um elemento importante a ser avaliado, mas não é o único. Por exemplo, quando você anda de olhos vendados, a probabilidade de se tropeçar será alta, mas se o impacto for baixo, você não está correndo grandes riscos. Além do impacto e da probabilidade em enfrentar difíceis situações na hora de empreender, existem ainda algumas outras questões que precisam ser avaliadas, como os tópicos abaixo.

1. Incerteza: por conta da falta de informações, algumas vezes você não consegue determinar o grau de risco. A incerteza também pode ser resultado de excesso de informações, dados duvidosos, fontes sem credibilidade ou mesmo dados contraditórios. Quanto maior for sua incerteza e insegurança com o empreendimento, maior será a chance de lidar com algo inesperado ou algum risco.

2. Complexidade: esse fator tem relação com a quantidade de variáveis que influenciam a atividade nova. O risco será diretamente proporcional ao número de variáveis. A complexidade tem relação com a quantidade de pessoas, empresas, tempo, orçamento, espaço, ações, recursos e outros fatores que também podem envolver o empreendimento. Quanto mais variáveis forem envolvidas no processo, maior será o risco que você correrá com o empreendimento.

3. Ameaças: qualquer empreendimento envolve, mesmo que minimamente, uma quantidade de riscos. Por isso, as ameaças são elementos importantes a se analisar na hora de pensar nos riscos. A mesma atividade pode apresentar baixo risco em determinado contexto ou alto risco em outro momento.

Ao considerar as informações acima, será mais simples evitar riscos no seu empreendimento.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!