PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO EVITAR QUE O BEBÊ ENGASGUE

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Bebê ,Saúde

COMO EVITAR QUE O BEBÊ ENGASGUE

Saber como evitar que o bebê engasgue é o primeiro passo para impedir momentos de extrema preocupação. Algumas medidas podem ajudar os pais a não experimentarem essa situação, que pode acontecer devido a certos alimentos ou mesmo por causa de brinquedos que seu filho acaba colocando na boca.

Veja como evitar que o bebê engasgue

Se você está preocupada com a ingestão do leite materno, não se preocupe, pois o bebê não se sufoca com o leite materno, até quando tosse ou engasga enquanto mama. Os bebês possuem a capacidade, mesmo quando é recém-nascido, de se parar de engasgar por conta própria. Como eles fazem isso? Por meio da tosse.

O que as mães podem fazer nessa hora é dar uma pausa na mamada, esperar um pouco e até mesmo ajeitar a posição da amamentação, sem a necessidade de tirar o leite com a mão. Já quando as mães têm muito leite e os bebês ficam quase sem fôlego na hora de mamar, indica-se tirar um pouco de leite antes, para ajudar a criança.

Já em outros momentos da alimentação, saber como evitar que o bebê engasgue consiste em dar sempre de comer a ele quando estiver sentado. Nem mesmo o leite deve ser dado ao bebê na posição deitada. O ideal para a amamentação é que a mãe esteja sentada com o bebê apoiado em um dos braços. Por sua vez, ao final da mamada, recomenda-se esperar alguns minutos antes de deitá-lo. Também não é adequado que o bebê segure sozinho a mamadeira.

É importante que o bebê seja colocado para dormir de barriga para cima, visto que isso vai evitar que ele se engasgue. Caso o engasgo ocorra durante o sono, o recomendado é que a criança seja colocada no colo, de barriga para baixo, e receba suaves movimentos com as mãos no dorso. Se ela apresentar dificuldade em respirar depois disso, é importante buscar ajuda médica.

Vale lembrar que quando a criança começa a comer alimentos variados, grãos como feijão, milho, pipoca e amendoim são os alimentos que podem ser mais facilmente aspirados. Os brinquedos inadequados para a sua faixa-etária também podem causar engasgos, especialmente aqueles que têm peças pequenas.

Estar atento à criança é sempre importante, já que a forma com que ela explora o mundo nessa fase é colocando objetos na boca. Além disso, elas não têm total controle da mastigação e da deglutição de alimentos, o que facilita os engasgos.

Uma dica de como evitar que o bebê engasgue, no caso de crianças de até quatro anos, é deixar longe delas tudo o que cabe dentro de um tubo de rolo fotográfico, como botões, moedas e até brinquedos para outras idades. Já para minimizar o risco de engasgo com alimentos, o ideal é que os pais cortem as carnes, por exemplo, em pedaços bem pequenos. No caso de peixes, é importante remover os espinhos ou preferir as espécies que possuam menos.

Ao colocar em prática os cuidados acima, a vida do seu filho não será coloca em risco.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!