PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO EVITAR MOFO NAS PAREDES

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

COMO EVITAR MOFO NAS PAREDES

Uma coisa que pode estragar complemente o visual da sua casa é o mofo que gruda nas paredes e parece não querer sair nunca mais, não é mesmo? Pois esse tipo de problema tem solução, desde que você aprenda como evitar mofo nas paredes. É possível evitar focos de umidade e impedir que o mofo fique impregnado nas suas paredes. Também conhecido como bolor, o mofo deve ser evitado por meio algumas medidas básicas.

O mofo é um fungo filamentoso que não forma estruturas (como os cogumelos), mas fica impregnado em superfícies como a parede da sua casa, formando manchas pretas e, em muitos casos, trazendo cheiro desagradável ao ambiente. Normalmente, o mofo se alastra em ambientes úmidos. Por isso, o banheiro é uma das áreas mais comuns para encontrar o problema. Porém, o mofo também pode se espalhar e aparecer em todos os lugares da casa que foram expostos a umidade.

Como evitar mofo nas paredes

1. Dentro de casa

Se você ainda não tem um respiradouro no seu banheiro, considere a instalação de um, para que a água e o vapor provenientes do banho, no chuveiro ou na banheira, possam ventilar corretamente e sair do cômodo. Também deixe sempre a possibilidade de manter a porta semiaberta ou as janelas totalmente abertas, se possível.

Para outros cômodos que já tiveram sinais de mofo nas paredes, a regra de deixar as portas e as janelas abertas para arejar o ambiente continua, mas aposte também em um desumidificador, aparelhos muito eficazes para combater o problema na área externa da casa.

2. Projete os móveis

A umidade das paredes pode acabar atingindo os seus móveis e as coisas guardadas neles, principalmente as roupas armazenadas nos armários. O mercado oferece muitos produtos antimofos para utilizar nos móveis, mas uma solução mais barata é colocar um punhado de giz nas pontas dos móveis que ficam mais próximos das paredes. Tente também afastar os móveis da parede por, ao menos, cinco centímetros de distância.

Em dia de limpeza na sua casa, aproveite e deixe os armários abertos para arejar melhor. Desse modo, o ar que entra pelas janelas pode atingir o conteúdo dentro de cada móvel também.

3. Tirando o mofo

Além de como evitar mofo nas paredes, é indispensável saber como tirar o bolor. Se o mofo já está grudado na parede, jamais encoste a região afetada sem usar luvas para proteger as mãos. Use também máscaras para cobrir a boca e o nariz, visto que esporos de mofo podem ser liberados no ar e deixar você doente.

Se tentar retirar sozinho, verifique se há boa ventilação no local, para que você possa respirar bem. Além disso, jamais tente se livrar do mofo pintando por cima dele. Isso só vai piorar o problema e não irá resolvê-lo, além de fazer você gastar dinheiro comprando uma tinta que vai descascar depois que secar.

Utilize ácido oxálico e fosfato trissódico, que podem ser encontrados em lojas de limpeza. Misture os compostos ao bicabornato de sódio e utilize para esfregar o mofo da parede e limpá-la. Mesmo de luvas, limpe bem as mãos depois de utilizar os produtos químicos.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!