PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO EVITAR MOFO EM MÓVEIS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Casa & Decoração

COMO EVITAR MOFO EM MÓVEIS

O mofo em móveis ou em ambientes no interior de casa não apenas incomoda como também pode fazer muito mal à saúde dos moradores. Mofo é uma espécie de fungo filamentoso que se desenvolve em ambientes que estão úmidos e pouco iluminados. Você descobrirá nesse artigo como evitar mofo em móveis e outros objetos.

Entre os problemas que vêm com o mofo estão o odor desagradável e o aparecimento de manchas. Se não for combatido, o mofo pode ser corrosivo, se alimentando de tecidos, couro, madeira e papel, resultando no apodrecimento de materiais. O problema é que os estragos causados pelo mofo vão além disso, já que também podem ter relação com problemas de saúde como complicações respiratórios, irritações na pele ou reações alérgicas.

Mas como evitar mofo em móveis?

A melhor forma de evitar o fungo que causa o mofo é impedindo a formação do ambiente ideal para a ocorrência do mofo, mantendo a casa e os ambientes sempre arejados e iluminados. Com uma ação simples, como deixar a janela aberta, permitindo a entrada de sol em casa, já é suficiente para evitar o mofo na maioria dos casos. Confira outras dicas importantes:

– No caso de móveis, como o interior de armários ou guarda-roupas, onde não é possível garantir o arejamento constante, você pode usar o apoio de produtos químicos que podem ser encontrados em qualquer supermercado, como anti-mofo ou dessecadores.

– Mantenha os móveis com uma pequena distância da parede, permitindo que haja uma circulação de ar no local. Uma distância de cinco centímetros já é suficiente para garantir o mínimo de circulação de ar, evitando o surgimento de mofo.

– Evite encher a casa de cortinas e carpetes, porque eles colaboram com a proliferação do mofo e, consequentemente, a ocorrência de problemas respiratórios.

– Confira se sua casa não está sofrendo com infiltrações na parede e se encontrar algum caso, tente resolver o problema o mais rápido possível, porque a umidade rapidamente irá atrair o mofo.

– Evite manter roupas guardadas por muito tempo, especialmente peças mais pesadas como cobertores e casacos. A recomendação é que estas peças sejam expostas ao sol ao menos uma vez a cada seis meses. Peças mais leves que fiquem guardadas por muito tempo devem ser lavadas, para evitar que o mofo das roupas acabe passando para os móveis.

Use um desumidificador para conseguir manter a relatividade do ar em sua casa entre 30 e 50%. É importante realizar uma limpeza trimestral no aparelho de ar-condicionado e sempre se lembrar de deixar o exaustor ligado ou uma janela aberta quando estiver no chuveiro, cozinhando ou lavando roupas.

E se meus móveis e objetos já estão com mofo?

Caso algum local da sua casa, móvel ou ambiente, já esteja com mofo, a dica é misturar água sanitária com água pura, com a medida proporcional de um para um (exemplo: um litro de água para um litro de água sanitária). Use essa mistura nos locais com mofo, com o apoio de um pano. Depois seque completamente o local, para impedir que se forme mofo novamente.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!