PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO EVITAR E TRATAR TENDINITE

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

COMO EVITAR E TRATAR TENDINITE

Muita gente sabe que a tendinite é caracterizada por uma inflamação no tendão, mas nem todo mundo sabe como evitar e tratar tendinite. O tendão é o tecido fibroso que existe entre o tecido muscular e a nossa estrutura óssea, sendo altamente resistente localizado nas extremidades dos músculos. Quando o músculo realiza um movimento com os membros inferiores, por exemplo, dezenas de tendões são envolvidas nesse movimento.

Mesmo sendo um tecido resiste e especializado no movimento, os tendões podem sofrer uma alteração na sua estrutura por conta de um movimento excessivo ou abrupto. As alterações podem ser microscopias, mas ainda assim causando uma dor intensa, inchado, vermelhidão, edema e até mesmo a perda funcional do tendão envolvido na lesão. Embora tenha sintomas parecidos, a tendinite é diferente da torção e em alguns casos podem caracterizar lesões mais intensas e severas.

Como tratar tendinite quando a dor incomoda

Na maioria dos casos, o tratamento da tendinite é simples. Quando a dor sentida durante a prática de alguma atividade física, é fundamental que se interrompa este exercício o mais rápido possível, sem forçar os tendões. Em muitos casos, a lesão inicial pode ser pequena e com uma dor tolerável, sendo até mesmo tentador continuar com a atividade física, mas com isso você pode acabar aumentando a lesão e o que era um tratamento simples se torne muito mais complexo. Nos casos mais simples, o tratamento é simples. A aplicação de gelo por tempo prolongado, envolto em um plástico ou toalha para evitar o contato direto. É bom também manter o membro elevado para reduzir o inchaço. O uso de analgésico e anti-inflamatório só é indicado em casos leves, os mais complexos devem contar com o diagnóstico médico. A recuperação é rápida, contanto que a pessoa fique em repouso e reduza o esforço que pratica diariamente.

Saiba como evitar a tendinite

Uma das principais dicas é ter uma boa preparação física, sempre tomando o cuidado de realizar alongamentos antes ou após a prática de atividade física. Se não tiver tempo ou disposição para o alongamento, realize uma caminhada leve por 10 minutos, além de evitar se exercitar demasiadamente, como caminhando mais de 35 quilômetros por dia. Sempre evite levar peso demais quando estiver realizando alguma atividade.

Os hábitos do dia a dia, como levantar objetos, torcer um pano ou digitar podem acabar causando uma tendinite. Para evitar esta situação, a dica é movimentar-se da forma correta e mais saudável. Além disso, se você realiza atividades com movimentos repetitivos, é preciso fazer algumas pausas prolongadas, de hora em hora. Beber muito líquido também pode ajudar a prevenir a tendinite, já que ajuda a preservar as articulações. Outra forma de prevenir a inflamação é aquecer os músculos e mantê-los fortalecidos com a prática de exercícios físicos.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!