PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO EVITAR E TRATAR O ESTRESSE CRÔNICO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

COMO EVITAR E TRATAR O ESTRESSE CRÔNICO

Como evitar e tratar o estresse crônico depende de atitudes muito importantes para manter o bem-estar físico e mental. Caso contrário, os casos de estresse prolongado, que levam à excessiva produção de cortisol (o chamado hormônio do estresse) podem prejudicar as glândulas adrenais (que, entre as suas várias funções, está a produção de adrenalina). A partir disso, o problema pode se tornar crônico e o corpo entrar em exaustão.

O estresse crônico também causa o atrofiamento dessas glândulas a ponto de não conseguirem produzir cortisol suficiente para manter a saúde, já que, nas doses certas, esse hormônio é importante para o organismo. O resultado disso tudo é a debilidade do corpo, que se torna propenso a uma série de doenças. Por isso, o melhor é saber como evitar o estresse crônico, e quando ele já estiver instalado, é necessário partir para um tratamento.

Para prevenir, uma forma é evitar os alimentos que podem sobrecarregar o organismo, tanto ao serem digeridos quanto eliminados. Alguns exemplos são os ricos em cafeína, como o próprio café e alguns chás (preto, verde, mate e outros).

Para identificar se você está em um quadro sério de estresse, basta se observar e perceber se os sintomas mais comuns estão fazendo parte do seu dia-a-dia. Cansaço interminável, vontade de dormir sempre, ansiedade, baixa libido e irritabilidade são alguns sinais. Outros sintomas do estresse avançado são tonturas, tremores, suor excessivo, dores, resfriados constantes, má digestão e queda de cabelo.

Como evitar e tratar o estresse crônico: mais dicas

Antes de partir para o uso de remédios, é preciso mudar os hábitos que estão gerando o estresse. Ter uma nutrição saudável e balanceada, fazer atividade física e dormir em torno de oito horas diárias podem ser o suficiente para você evitar o estresse crônico. Também é importante conhecer o seu próprio organismo, como funciona o seu metabolismo.

Algumas pessoas precisam de mais carboidratos e proteínas do que outras, por exemplo, quem pratica exercícios com frequência ou mesmo quem trabalha em lugares que exigem maior esforço físico. A questão é que, ao ter uma má alimentação, a indigestão é mais comum, o que rouba energia do corpo e, por consequência, aumenta o estresse.

A indigestão pode estar associada também ao consumo de alimentos a que se tem alergia, como leite de vaca ou farinha de trigo.  O estresse é o resultado de várias situações ruins para a saúde, por isso, manter o corpo em bom funcionamento é o jeito mais simples de evitar casos crônicos de estresse.

Já para tratar o quadro, é melhor buscar tratamentos que agem na causa do problema, fortalecendo o sistema imunológico e o metabolismo. Recorrer a antioxidantes e fitoterápicos para fortalecer as glândulas adrenais é um método eficiente.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!