PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO EVITAR DOR AO AMAMENTAR O BEBÊ

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Bebê ,Saúde

COMO EVITAR DOR AO AMAMENTAR O BEBÊ

Evitar dor ao amamentar o bebê é possível com muita eficiência, sendo que os cuidados devem iniciar antes do parto, no início da gravidez. Quanto mais cedo você der atenção aos seus seios, maiores são as chances deles não doerem na hora de alimentar o seu bebê, tampouco ficarem com fissuras.

A primeira dica para prevenir a dor na hora de alimentar o seu filho é observar os seus seios ao longo da gestação e identificar em qual categoria ele se enquadra. Os mamilos podem ser normais, compridos, planos ou invertidos, sendo que nem sempre as duas mamas são do mesmo tipo.

De acordo com o tipo de mamilo, inclusive, pode haver mais ou menos dificuldade de amamentar, já que muitas vezes os seios doem porque o bebê suga de maneira incorreta, ao pressionar os mamilos ao invés de sugar as aréolas. Porém, mesmo quando isso não ocorre, a mulher deve preparar a sua pele para o momento da amamentação.

Isso pode ser feito ao deixar a pele do mamilo mais espessa. Um modo para isso é esfregando uma bucha vegetal ou uma tolha, durante o banho, a fim de causar atrito do material com o seio. Por isso, faça massagens nos mamilos com o material, mas de forma suave, sem feri-los.

Embora até pouco tempo se recomendasse a exposição dos seios ao sol para evitar a dor ao amamentar o bebê, nem todos os especialistas concordam que a medida seja eficiente.

Mais dicas para não ter dor ao amamentar o bebê

Outra dica é fazer o que se chama de tratamento úmido, já que se acredita que a cicatrização das feridas é mais rápida se as camadas internas da epiderme permanecerem úmidas com o uso do próprio leite materno, cremes e óleos apropriados.

Com isso, constitui-se uma camada protetora evitando a desidratação das demais camadas, as mais profundas, reduzindo o risco de fissuras resultantes de traumas e atritos. Além das formas preventivas de proteger os seios das possíveis dores que podem surgir no amamentar o bebê, existem dicas que podem ser colocadas em prática quando o bico rachar.

Nesse caso, é preciso usar as pomadas à base de lanolina anidra pura, que por serem mais naturais também são as aconselháveis, reduzindo as chances de intoxicar mãe e filho. De qualquer forma, é sempre indicado conversar com o seu médico sobre quais são as pomadas mais indicadas para esses casos, já que sempre são descobertos produtos mais eficientes e seguros para o bebê e a mãe.

Estar relaxada na hora de dar de mamar ao filho também é uma forma de como evitar dor ao amamentar. Dê preferência ainda a locais silenciosos, onde ambos possam ficar bem acomodados.

Existem apoios que ajudam as mães durante a amamentação, sendo que roupas leves e que não atrapalhem os movimentos, bem como cadeiras espaçosas são as mais indicadas para a amamentação.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!