PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO EVITAR DÍVIDAS AO FAZER UM EMPRÉSTIMO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

COMO EVITAR DÍVIDAS AO FAZER UM EMPRÉSTIMO

Planejamento financeiro é a palavra-chave se você quer saber como evitar dívidas ao fazer um empréstimo. Quando você coloca no papel todos os seus gastos, prevê possíveis problemas e sabe onde exatamente gasta o seu dinheiro, fica mais fácil evitar dívidas. Mesmo que o empréstimo que você quer fazer seja para quitar uma dívida, ao menos terá a vantagem de não fazer com que ela se acumule ainda mais.

No entanto, não basta fazer o planejamento apenas em um mês e depois nunca mais, é preciso ser constante e para ajudá-lo existem ferramentas online gratuitas muito eficientes. A planilha do Excel ou mesmo papel e caneta podem se suficientes. Fazendo isso você pode prospectar quanto poderá pagar a parcela de um empréstimo, evitando assim contratar esse serviço e depois não conseguir quitá-lo mensalmente.

Além disso, se você quer saldar uma dívida e vai pedir um empréstimo, deve estar consciente de que a partir de então será imperativo que reduza os seus gastos. O planejamento financeiro também vai apontar no que você pode cortar custos, sendo que o supérfluo deve ser o primeiro a ser eliminado.

Outra dica de como evitar dívidas ao fazer empréstimo é saber exatamente o quanto terá que pagar para a financiadora ou banco da onde pegou o crédito. Nesse sentido, vale ainda saber qual o exato número de parcelas que deverão ser pagas.

Dicas de como evitar dívidas ao fazer um empréstimo

As formas mais eficientes de evitar as dívidas por causa de empréstimo é antes de contratar o serviço escolher muito bem a instituição financeira. É preciso avaliar todas as suas opções, comparar as taxas de juros, prazos para o pagamento da dívida e saber qual é o Custo Efetivo Total (CET) da dívida, ou seja, qual o valor total que deverá ser pago ao final.

Nesse valor devem estar todos os custos, como as taxas de juros, seguros e os impostos que vão incidir sobre o empréstimo. Muitas pessoas se detêm apenas aos juros, sem avaliar que eles são apenas uma parte da dívida que você tem com o banco. Também é de fundamental importância que você leia todo o contrato atentamente e esclareça as dúvidas que possa surgir com a instituição financeira.

Vale dizer ainda que o cheque especial é também uma forma de empréstimo, bastante simples de acessar e que muitas pessoas o usam. No entanto, conta com altíssimas taxas de juros, devido à facilidade de pegar esse dinheiro. Por isso, avalie bem qual dos tipos de empréstimo é o mais adequado a você.

Por fim, sempre pague em dia a parcela do seu empréstimo, procura não fazer novas dívidas e mantenha a consciência financeira para que não precise apelar novamente para esse serviço.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!