PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO EVITAR BOLHAS E CALOS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

COMO EVITAR BOLHAS E CALOS

Quem pratica esportes ou passa horas do dia com os pés confinados em sapatos apertados já deve ter sofrido com o surgimento de bolhas ou calos. Saber como evitar bolhas e calos é importante porque, além de incômodos e doloridos, ambos podem deixar os pés feios e mal-cheirosos, fazendo com que você fique ainda mais escravo dos sapatos fechados por não querer mostrar os pés machucados, o que só piora a situação, pois a pele não respira como deveria.

Mais do que como evitar calos e bolhas, é fundamental saber a por que eles aparecem. Em geral, esse problema está associado ao atrito direto com meias, tênis e, principalmente, com o solo do sapato. Bolhas e calos se formam quando uma camada de pele se desloca e enche de líquido incolor ou sangue no caso de rompimento de algum vaso sanguíneo. É mais comum em regiões em que o osso fica saliente, como os calcanhares e o dedinho.

Como evitar calos e bolhas nos pés

1. Combatendo as bolhas

Além do atrito com o solo, as bolhas podem surgir nos pés por causa de queimaduras do calor e até como uma espécie de castigo do frio. Para se livrar delas, você terá que reduzir as atividades físicas por um tempo, pois o atrito só tende a piorar a situação. Depois de 48 horas com a bolha no pé, você poderá utilizar uma agulha esterilizada para estourá-la e, imediatamente, envolver a região com um curativo macio, feito com gaze e algodão bem limpos.

Para não sujar a ferida recém-aberta, é necessário manter o local sempre limpo. No banho, utilize sabonete normal e faça compressas de água boricada ou banhos de permanganato de potássio. Como precaução, é bom utilizar meias grossas, feitas de fibras naturais, pois essas meias permitem que a pele respire melhor. Para evitar que as bolhas apareçam entre os pés, escolha tênis adequados para proteger essa região e peça ajuda do vendedor em uma loja de calçados para escolher um.

2. Combatendo os calos

Algumas pessoas tentam tratar os calos lixando exageradamente a região dos pés afetada, mas o tratamento mais indicado são hidrantes para pés. Aplique sobre o ferimento, em movimentos circulares, e espalhe o produto para fortalecer e hidratar a pele.

Alguns cremes são específicos para o tratamento dos calos e podem ser utilizados também nas mãos. Quem faz academia e tem muitos calos entre os dedos das mãos deve utilizar, além do creme, luvas protetoras durante os treinos. Inclua também, ao menos uma vez por semana, um horário para maiores cuidados com a região afetada, esfoliando a pele para evitar manchas e outros sinais do calo mesmo depois que este não faça mais parte do seu corpo.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!