PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO EVITAR AFTAS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

COMO EVITAR AFTAS – As aftas são feridas arredondadas, ardidas e bastante incômodas, que acabam se formando no interior da boca. Elas costumam atingir especialmente as mulheres, adultos jovens e crianças. Apesar do desconforto que essas feridas causam, não costumam representar motivos para preocupações. Para saber como evitar aftas, é necessário compreender melhor esse tipo de ferida.

Muitas pessoas buscam uma fórmula de como evitar aftas, para não precisar lidar com o incômodo na hora de comer ou falar. Mesmo não se tratando de uma doença infecciosa, transmitida por via direta, a afta tende a incomodar a maioria da população, pelo menos uma vez.

Como evitar aftas

COMO EVITAR AFTAS

Uma das melhores maneiras de conseguir evitar o surgimento de aftas é manter o estresse longe, deixando corpo e mente em equilibro. Adotar uma dieta balanceada, praticar atividades físicas com regularidade e dormir em quantidade saudável é a principal forma de manter as aftas afastadas. Além disso, tome o cuidado de mastigar os alimentos com calma, o que além de garantir uma boa digestão, diminuirá consideravelmente as chances de você acabar mordendo suas bochechas ou sua língua sem querer e com força.

Para quem costuma ter aftas com frequência, a recomendação é evitar o consumo de alimentos ácidos, além de comidas como chocolate, café, amendoim, amêndoas, morango, queijo, tomate, batata, leite de vaca, frutas cítricas, figo, canela e farinha de trigo. E nada de exagerar em ingredientes como temperos, glúten, óleos essenciais e agentes que realçam o sabor. Outra dica importante é substituir a escova dental tradicional por um modelo que tenha cerdas mais macias e uma cabeça menor. Uma saúde bucal em dia também é fundamental para prevenir as aftas. Portanto, consulte periodicamente um dentista.

Origem e tratamento das aftas

Em geral, boa parte das aftas costuma ser resultado de uma mordida involuntária. Além disso, as aftas podem surgir por conta de outros tipos de machucados acidentais no tecido da boca, que tendem a evoluir para aftas. Outra forma de ter esse o problema é passar o fio dental descuidadamente na hora de escovar os dentes, o que pode resultar em uma ferida. Além disso, algumas pessoas desenvolvem aftas por estímulos como ansiedade e estresse. Nas mulheres, até mesmo variações hormonais podem desencadear o surgimento de aftas.

O desenvolvimento de aftas também pode estar associado ao consumo de determinados alimentos. Entre eles, é recomendável maneirar no consumo de chocolate, café, amendoim, amêndoas, morango, queijo, tomate, batata, leite de vaca, frutas cítricas, figo, canela e farinha de trigo. E, claro, os ingredientes citados anteriormente também funcionam como estimulantes dessas feridas tão desagradáveis na boca.

Normalmente, as aftas não requerem nenhum tratamento específico para sua cicatrização, já que tendem a se curar e desaparecer sozinhas. Mas se elas forem muito incômodas ou estiverem piorando quando você comer ou falar, é possível aliviar o incômodo usando algumas estratégias para ajudar o seu organismo a se livrar mais rápido do machucado, como evitar alimentos que já tenham sido associados à formação de aftas, incluindo os cítricos, certos temperos, o queijo e o leite de vaca e as amêndoas. Opte por alimentos fáceis de mastigar.

Agora é possível saber como evitar aftas e melhorar a sensação desagradável quando elas aparecerem.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!