PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO EVITAR ACIDENTES EM RUAS E ESTRADAS PRECÁRIAS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Carros

COMO EVITAR ACIDENTES EM RUAS E ESTRADAS PRECÁRIAS

Viver em um país com uma extensão grande como o Brasil implica em alguns problemas, como as condições precárias de ruas e estradas. Em diversas ocasiões, são tais condições  que acabam resultando em acidentes graves, já que tanto a conservação das ruas e estradas como também a qualidade no projeto de planejamento têm deixado a desejar para quem precisa conduzir veículos diariamente. Por isso, é indispensável saber como evitar acidentes em ruas e estradas precárias.

Se, por um lado, encontramos algumas rodovias com qualidade digna de países de primeiro mundo, por outro lado, ainda a maior parte delas é bastante antiquada e mal conservada, exigindo atenção redobrada de quem passa por lá. Em épocas de maior movimento, como férias e feriados, é preciso te mais cuidado porque o volume de automóveis e ônibus circulando cresce substancialmente. É preciso estar atento e encontrar formas de como evitar acidentes em ruas e estradas precárias.

Confira questões para você saber como evitar acidentes em ruas e estradas precárias

1. O que torna as estradas precárias?

Entre os problemas mais comuns que afetam as rodovias estão: asfalto de má qualidade, visibilidade ruim, sinalização precária, curvas mal projetadas e excesso de trechos em pista única com mão dupla. Um estudo encomendado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) revelou que quase 70% da malha viária no Brasil se encontra em estado péssimo ou regular de manutenção. O número representa 5% apenas do que foi apontado numa avaliação de anos anteriores, mas ainda está alto. Para que as condições da malha deficiente fossem aprimoradas, seria preciso um investimento de aproximadamente R$ 30 bilhões.

2. Quais cuidados tomar?

O risco e sua segurança estão cada vez mais prejudicadas ao conduzir por ruas em condições precárias, além de enfrentar situações como travessia de curvas em condições ruins, sinalização deficiente e um movimento cada vez mais intenso de veículos. O cuidado com sua própria vida e até de estranhos está nas mãos dos condutores, que precisam conduzir o veículo sempre com cautela nessas condições.

Algumas dicas de como evitar acidentes em ruas e estradas precárias são: use o cinto de segurança, respeite os limites de velocidade, não faça ultrapassagem indevida e, principalmente, não dirija após ingerir bebida alcoólica. Esses pequenos cuidados simples podem ajudar a preservar a vida de quem está dentro e fora do carro.

3. Onde estão as piores ruas e estradas?

Apesar de ser um dos principais polos turísticos do país, a Bahia é uma das regiões mais prejudicadas com estradas e vias precárias. Isso porque seis das piores estradas do país cortam o estado. Mas entre os municípios com as piores condições estão as cidades de Rio Verde e Itumbiara, no sul de Goiás. Um trecho com extensão de 196 quilômetros exige mais de seis horas para ser percorrido devido à grande quantidade de buracos e remendos no pavimento.

Leve em conta as informações acima ao se precaver na hora de dirigir em ruas e estradas precárias pelo Brasil.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!