PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO EVITAR A INADIMPLÊNCIA – PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

COMO EVITAR A INADIMPLÊNCIA – Ninguém gosta de ficar devendo, não é mesmo? Mas às vezes, isso acaba acontecendo, o que pode virar uma bola de neve. Além disso, o seu nome fica sujo na praça e até não limpá-lo, ou seja, pagar a sua dívida, pode ter problemas para realizar outras compras, empréstimos, investimentos, etc. Por isso, confira as dicas de como evitar a inadimplência e até mesmo fazer o seu dinheiro render mais:

COMO EVITAR A INADIMPLÊNCIA

1.Planejamento financeiro: esse elemento é fundamental para saber como não ficar devendo. Para tanto, é preciso usar um sistema de controle de gastos e ganhos e saber onde exatamente o seu dinheiro é gasto. Assim, na hora de pagar conta extra, você já saberá no que pode economizar. Planejar também serve para você evitar esquecimentos e, por consequência, saber como não ter nome sujo na praça.

2. Autocontrole: com o ilusório poder de compra maior (poder parcelar uma compra a perder de vista, começar a pagar daqui três meses, etc) as pessoas tornaram-se mais consumistas. A enxurrada de comerciais também colabora para que os consumidores comprem mesmo sem precisar. Por isso, outra forma bastante importante de como evitar a inadimplência é não realizar compras desnecessárias, por mais barato ou atraente que seja o bem de consumo.

3. Prefira as compras à vista: por mais que parcelar uma conta pareça tentador, aumentam as suas chances de se tornar um inadimplente, ainda mais se você não faz planejamento financeiro e nem imagina como estará a sua situação até as parcelas terminarem. Além disso, à vista sempre se consegue bons descontos. Além de se uma forma de como não ficar devendo, vai ajudá-lo a pensar mais antes de realizar uma compra.

4. Economize: como não ter nome sujo também é possível a partir do momento que você começa a economizar, guardando na poupança uma quantia de dinheiro por mês, mesmo que seja pouco, se você não mexer na poupança o seu dinheiro vai começar a render. Essa medida é importante para casos urgentes em que é necessário ter uma quantidade maior de dinheiro. Além disso, vai permitir que você possa pagar à vista algumas compras para obter bons descontos e não correr o risco de se tornar mais um inadimplente.

Mesmo que tudo isso pareça muito difícil para você, o primeiro passo é começar aos poucos a perceber o seu dinheiro como algo limitado. Controlar-se e planejar vai tornar todo o resto muito mais simples.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!