PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO ESTIMULAR O BEBÊ A ANDAR

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Bebê

COMO ESTIMULAR O BEBÊ A ANDAR

É possível saber como estimular bebê a andar, mas isso deve ser feito sem afobação, pois cada criança tem o seu tempo para dar os primeiros passos. Caso o neném receba os estímulos certos, ele pode começar a caminhar mais facilmente. Vale lembrar que a criança dá os primeiros passos entre os 10 e 18 meses. Se o seu filho der as primeiras caminhadas perto do período que compreende um ano de idade e seis meses, entretanto, não é motivo para pensar que ele tem um atraso neurológico ou neuromotor.

Principais dicas de como estimular o bebê a andar

Entre as principais dicas para saber como estimular o bebê a andar está justamente não pressionar a criança, deixando que ela caminhe no seu tempo. Por outro lado, é preciso estar sempre atento ao bebê, mas sem deixar que isso limite o espaço de que precisa. Ou seja, mesmo mantendo o cuidado, é necessário permitir que ele experimente o chão, encontre os melhores caminhos e faça suas próprias rotas.

Os pais podem incentivar os filhos a dar os primeiros passos com brincadeiras, como se afastar dele um metro e chamar de maneira atrativa. Assim, a criança vai tentar chegar até eles. Uma dica para facilitar o processo de caminhar por conta própria é se posicionar perto de um sofá, de modo que o bebê possa usar o móvel como apoio para caminhar até você. Outra forma de incentivar é afastando dele os brinquedos, o que vai fazer ele vai se esforçar para alcançá-los e tentar caminhar sozinho.

Proporcionar toda a segurança para que a criança dê os primeiros passos é fundamental. Dessa forma, ela se sentirá mais motivada a caminhar. Além disso, quando ela começa a andar, ficando com o corpo ereto e os pés no chão, é como se acessasse um novo mundo e isso a impulsiona a se arriscar mais. Por isso, os pais devem estar sempre atentos, evitando que os filhos pequenos se machuquem ao tropeçarem ou derrubarem alguma coisa.

Nesse sentido, os pais nunca podem brigar ou se irritar quando a criança cai, tropeça ou mesmo deixa algo cair. Esse tipo de atitude pode até mesmo retrair o desenvolvimento motor do seu filho. O ideal é que os pais segurem as duas mãos do bebê e caminhem lentamente com eles. Quando a criança estiver equilibrando-se melhor, os pais podem soltar uma mão e quando ela estiver bem firme de pé, soltar a outra.

Como essa espécie de libertação pode levar meses, ter paciência é peça fundamental do desenvolvimento da criança, não apenas na hora de andar como de falar, comer sozinha, etc. Mesmo quando o bebê estiver andando de forma desengonçada, parecendo que vai cair, outra dica é não assustar o neném mostrando seu desespero diante de possíveis quedas. Esteja ao seu lado, amparando-o, mas com segurança.

Também é aconselhável não usar andador, pois especialistas afirmam que ele não é um acessório útil e pode até provocar acidentes. O objeto pode ainda retardar o desenvolvimento psicomotor da criança, que deve dar os primeiros passos sem o auxílio desse equipamento.

Agora, basta incentivar seu filho pequeno a andar, a partir das recomendações acima.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!