PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO ESTIMULAR A ORGANIZAÇÃO DOS FILHOS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

Quando estão determinadas a testar o limite de paciência dos pais, crianças podem ser muito espertas. Por isso, organizar uma casa que tenha crianças é inegavelmente mais difícil que manter qualquer outro ambiente organizado. O que pode descomplicar a vida dos pais nesse sentido, garantindo a harmonia no ambiente doméstico, é saber como estimular a organização dos filhos, persistindo em uma criação voltada à disciplina com as crianças.

A melhor técnica para garantir que a casa siga organizada é usar a regra do “quem desarruma é o responsável por colocar tudo de volta no lugar depois”. Mas essa técnica só é bem sucedida se os pais não caírem na constante tentação de organizar para os filhos a bagunça que é deles. Além de seguir esta regra, existem algumas dicas de como estimular a organização dos filhos, com atitudes simples, como dar o exemplo diariamente mantendo suas próprias coisas arrumadas. Confira a seguir!

Dicas de como estimular a organização dos filhos

COMO ESTIMULAR A ORGANIZAÇÃO DOS FILHOS

– estabeleça regras e punições para as ocasiões em que a organização não for cumprida, como perder o direito a assistir televisão, por exemplo. Da mesma forma, você pode estipular recompensas para quando o combinado for cumprido.

– também é possível estimular o senso de organização das crianças com estratégias como brincadeiras que envolvam a organização dos brinquedos que foram deixados fora de lugar. Os pais podem brincar de apostar quem termina de organizar os brinquedos primeiro.

– mantenha as tarefas da criança organizadas em uma lista que possa ser lida diariamente e sempre cheque juntamente com eles se as tarefas e a organização estabelecida foram cumpridas.

– garanta que as crianças tenham na casa lugar para suas coisas ficarem organizadas. Livros, roupas e brinquedos precisam ter espaços adequados para serem guardados e essa organização deve estar clara para a criança.

– se na casa houver mais de uma criança, a dica é encontrar alguma forma de diferenciar qual brinquedo é de quem, para facilitar na hora da organização.

– crie o hábito com eles de realizar uma arrumação geral no quarto ao menos uma vez por semana.

– para evitar correria e bagunça durante a manhã, os ensine a deixar o uniforme completo separado, assim como roupas comuns quando tiverem que sair logo cedo.

– abaixe o suporte dos armários para que a criança tenha condições dela mesma manter suas roupas organizadas, não mantendo uma estrutura onde depende dos pais para isso.

– depois de ensinar as crianças, permita que elas façam e tentem sozinhas até conseguir concluir a tarefa. Fique apenas observando e dando espaço para que ela desenvolva.

– outra boa técnica é instituir caixa dos guardados. Qualquer brinquedo ou item que for deixado fora do lugar ficará nesta caixa pelos próximos dias. Dependendo da gravidade da situação, você pode estabelecer entre três, cinco e até sete dias deste castigo.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!