PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO ESTIMULAR A LEITURA NA INFÂNCIA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Bebê

COMO ESTIMULAR A LEITURA NA INFÂNCIA

O hábito de ler é um dos pontos mais importantes para o desenvolvimento da criança, que não apenas vai adquirir muito conhecimento como também potencializará a sua capacidade de comunicação. Porém, nos dias de hoje, como estimular a leitura na infância parece um desafio para pais e educadores.

No entanto, ainda é possível mostrar aos pequenos que ler pode ser tão divertido quanto jogar games no computador ou brincar com outras crianças. E como todo o hábito deve ser cultivado aos poucos, sendo que se os pais e demais pessoas próximas lerem também será mais fácil do pequeno fazer o mesmo.

Vale lembrar que as crianças começam a ler, em média, aos cinco anos, quando são alfabetizadas. Assim, ao mesmo tempo é preciso incentivá-la a entrar no mundo da leitura, o que vai colaborar ainda para que ela aprenda a ler e escrever mais facilmente e vá bem nos estudos.

É possível ainda se valer do entusiasmo da criança ao aprender a ler, oferecendo livros apropriados, além daqueles que entram na lição de casa. E mais: assim como funciona em diferentes momentos do aprendizado do pequeno é preciso ter uma dose de criatividade.

Mais dicas de como estimular a leitura na infância

Entre as táticas para estimular a leitura na infância as melhores são aquelas em que se associa o hábito de ler com a diversão. Esse, aliás, é um aprendizado que se leva para o resto da vida, ler deve ser um momento prazeroso, seja uma leitura obrigatória para os estudos seja sobre um assunto de interesse pessoal do leitor.

Por isso, a leitura nunca deve ser associada a uma obrigação, nesse caso, o pequeno será levado a acreditar que ler é uma punição. Se isso acontecer, dificilmente ele vai gostar de ler, muito menos será um hábito. Assim, uma dica de como estimular a leitura na infância é mostrar livros à criança, mesmo antes que comece a ler.

Os pais podem ler as seus filhos, mostrando as imagens do livro, com certeza, quando forem alfabetizados vão querer ler as histórias que já ouviram. Hoje em dia, aliás, não existe desculpa, pois os livros infantis são muito variados, inclusive os do tipo pop up, nos quais os desenhos literalmente pulam das páginas.

Os pais e educadores também podem ler os livros de forma lúdica, encenando a história, fazendo vozes diferentes e até mesmo usando fantoches. Já na escola, os educadores podem criar a hora da leitura, para contar histórias de forma criativa.

Lojas, como livrarias, costumam promover esses eventos. Além de levar os seus filhos, os pais podem dizer ao pequeno que escolha um livro, como fosse um brinquedo. Assim, um livro bem colorido e divertido pode substituir outro presente em seu aniversário.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!