PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO ESTIMULAR A HIGIENE BUCAL NA INFÂNCIA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

O cuidado com a higiene bucal deve acontecer com todas as crianças, mesmo desde os primeiros meses de idade. Muitos especialistas dão dicas de como estimular a higiene bucal na infância, mas ela deve começar primeiro com várias ações do pai e da mãe, antes mesmo de o bebê apresentar seus primeiros dentinhos.

Essa a principal forma de acostumar as crianças a já irem se adaptando a necessidade de cuidados constantes com a higiene bucal, criando hábitos saudáveis desde cedo.

COMO ESTIMULAR A HIGIENE BUCAL NA INFÂNCIA

Uma dica para estimular a higiene bucal desde a infância é criar uma vincula entre a criança e família no momento da higienização. Mesmo desde bem pequenas, é importante que a criança também entenda o hábito de se consultar preventivamente com dentistas. A higienização bucal mesmo antes de nascerem os dentes, garantindo que a boca e gengiva da criança estejam sempre limpas, é uma forma de evitar doenças bucais desagradáveis.

Como estimular a higiene bucal na infância ensinando a escovar os dentes

Profissionais orientam que nas primeiras escovações devem ser usadas duas escovas, uma para a criança poder imitar os pais, brincar com o objeto, enquanto a outra será manipulada pelo adulto responsável, que irá realizar ou supervisionar a escovação. Os pais devem desde muito cedo, quando as crianças já tiverem independência para realizar sozinhas ações como se alimentar e tomar banho, estimular que a escovação também seja independente, mas sempre com supervisão.

Dicas para estimular a higiene bucal

Especialistas afirmar que a melhor dica para estimular ainda na infância a escovação é criar uma rotina de higiene bucal após as principais refeições. Além disso, oferecer a escova na hora do banho ou em outros momentos que a criança possa interagir com o objeto é outra forma de estímulo, realizando o movimento da escovação. É importante que a criança sinta que escovar os dentes é algo importante e não um castigo aplicado pelos pais.

O uso do fio dental deve acontecer desde o nascimento dos primeiros dentinhos e é um dos principais hábitos que deve ser estimulado desde muito cedo pelos pais. A tarefa dos pais é tornar a escovação dos dentes uma tarefa muito natural para as crianças, como tomar água quando se tem sede. É recomendado que as crianças usem pasta dental infantil fluoretada, já que o flúor é uma substância comprovadamente protetora dos dentes.

Quando começar as visitas ao dentista

As visitas da criança ao dentista devem acontecer de quatro em quatro meses, até que todos os dentes tenham nascido, de forma que o profissional possa acompanhar o desenvolvimento da dentição e a higiene bucal. Quando todos os dentes já tiverem nascido, a frequência das visitas vai depender de cada caso, da necessidade. Se não houver nenhum problema, as visitas podem acontecer a cada seis meses.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!