PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO ESCOLHER UMA CASA DE REPOUSO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

COMO ESCOLHER UMA CASA DE REPOUSO

Longe de ser a opção ideal quando uma pessoa atinge a terceira idade na família, às vezes a casa de repouso é uma necessidade. Nesses casos, é fundamental saber como escolher uma casa de repouso quando a família resolve colocar um ente querido aos cuidados de terceiros. É preciso verificar se a estrutura é suficiente e se o lugar oferece boa qualidade nos serviços. Também é preciso que a família visite o idoso com frequência, garantindo assim que ele esteja sendo bem tratado em todas as suas necessidades.

Para uma avaliação minuciosa, algumas dicas para escolher casa de repouso podem tornar essa decisão mais fácil. Veja a seguir.

Dicas para escolher casa de repouso

1. É essencial que a casa de repouso ofereça um ambiente claro, limpo e com boa acessibilidade. O último item se dá através de rampas em vez de escadas e a existência de corrimãos pela casa e jardins também são muito importantes, além de pisos que não sejam escorregadios. Isso vai permitir à pessoa circular pelo local.

2. Outra entre as dicas para escolher casa de repouso refere-se ao quadro de funcionários, que deve ser especializado para suprir as necessidades do idoso. Em geral, os mais essenciais são fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. É importante, ainda, que existam funcionários que realizem atividades em ambientes diferenciados, inclusive, para que o idoso pegue sol todos os dias.

3. Como escolher uma casa de repouso também exige que os familiares confiram os documentos quanto à legalidade do lugar. Dessa forma, o local deve portar um registro atualizado da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Através de uma resolução instituída em 2005 existem normas de funcionamento para casas de repouso que recebem idosos. É preciso, ainda, certificar-se de que o estabelecimento possua alvará de funcionamento expedido pela vigilância sanitária do município.

4. O que observar na casa de repouso consiste também nas questões de segurança. Homens e mulheres devem contar com alas separadas, janelas protegidas com grades ou redes e campainha de alarme próximo à cama.

5. Quando se fala em medicamentos, é preciso que a casa de repouso ofereça esse cuidado. O idoso deve receber a sua medicação e qualquer procedimento precisa ser anotado em uma ficha. Assim, haverá a comunicação entre turnos e mesmo os familiares poderão acompanhar.

6. Há também outro item importante na hora do que observar na casa de repouso. Para que a pessoa sinta-se mais confortável no local, o melhor é quando o estabelecimento receba idosos que tenham condições físicas e mentais semelhantes. Assim, a relação entre os internos é harmoniosa, sem conflitos e favorecendo a autoestima.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!