PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO ESCOLHER PANELAS – QUAL É A MELHOR PANELA NA HORA DE COZINHAR?

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Receitas

COMO ESCOLHER PANELAS – Para que a comida fique boa não basta apenas usar ingredientes de qualidade e ter um bom cozinheiro, é preciso também escolher a panela certa para cada tipo de ocasião. Nem sempre é possível ter todos os tipos de panelas em casa, mas vale à pena observar cada tipo para escolher aquelas que mais se adéquam ao seu estilo de vida e necessidades. Confira a seguir como escolher panelas e saiba para o que cada uma delas é utilizada.

Se você optar por panelas antiaderentes, é preciso fazer o cozimento sempre em fogo baixo, para que o antiaderente não de decomponha. Nesse tipo de panela não é possível fazer a limpeza com esponjas de aço muito menos raspar com talheres metalizados. Utilize apenas uma esponja macia e detergente para limpar, pois o alimento não gruda neste modelo de panela, sempre muito fácil fazer sua limpeza.

As panelas de inox são para uso do dia-a-dia e são usadas para fazer qualquer tipo de alimento. Apenas evite usar este tipo de panela para preparo de alimentos com muito salgados, como o bacalhau. Isso porque o inox pode sofrer deterioração em contado com o sal. As panelas de inox têm como principal vantagem o cozimento rápido. Isso acontece porque ela consegue distribuir de maneira uniforme o calor. Além desta vantagem, esse tipo de panela não libera resíduos.

As panelas de vidro são ótimas para preparo de molhos e sopas. Elas são muito duráveis e resistentes, porém não conduzem muito bem o calor. Isso faz com que o alimento queime de maneira muito rápida. Por este motivo, quem fizer uso deste modelo de panela deve ficar atento, além de tomar todos os cuidados para que ela não caia e quebre em mil pedaços no chão.

As panelas de barro conseguem absorver o aroma dos alimentos que estão sendo preparados. Com isso, são ótimas para fazer frutos do mar e peixes em geral. Este tipo de panela também pode ser usado para o preparo de ensopados e alimentos que necessitem de cozimento lento. Porém, esta panela merece atenção na hora de sua limpeza. Como ela é repleta de pequenos poros, deve ser bem limpa e seca para que não se formem ninhos de bactérias.

Outro tipo são as panelas de ferro. Elas são ótimas para o preparo de feijão, arroz, carnes grelhadas e sopas. Se você quer aprender como escolher panelas, saiba que esse tipo libera partículas de ferro para o alimento, que são benéficas à saúde e até mesmo previnem a anemia. Mas atenção: o consumo em excesso de ferro pode trazer riscos para o sistema digestivo. Sua limpeza também deve ser feita de maneira cuidadosa. Limpe-a bem com esponja e detergente e depois unte a panela com um pouco de óleo e seque com a chama do fogão.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!