PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO ESCOLHER O ROTEADOR IDEAL

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Tecnologia e Multimídia

COMO ESCOLHER O ROTEADOR IDEAL

É possível que vários dispositivos eletrônicos se conectem à internet de forma simultânea, incluindo smartphones, notebooks, videogames e aparelhos de televisão. O roteador wi-fi é o grande responsável pelo bom funcionamento da rede em todos esses aparelhos, além de fazer com que todos os aparelhos conversem entre si, de forma integrada, distribuindo o sinal da internet pelo local sem precisar de fios. Para o melhor funcionamento, você deve saber como escolher o roteador ideal.

Como existe uma infinidade de modelos de roteadores no mercado, com diferentes preços e especificações, é preciso saber como escolher o roteador ideal. Desse modo, você evitará problemas e garantirá sua satisfação ao usar o produto.

Saiba como escolher o roteador ideal

1. Padrões

Quando se pensa em montar uma rede sem fio, a primeira pergunta que deve ser feita é “que tipo de dispositivos vai se conectar à rede wireless e que velocidade da internet contratada pelo provedor é a mais adequada?”. Em geral, os roteadores são compatíveis com os padrões G, N e, em alguns casos, até com o AC, que é mais recente com capacidade de transmitir dados até 1.300 Mbps. Modelos mais antigos utilizam os padrões A e B, com uma taxa de transferência menor.

É preciso saber quais são os padrões usados pelos dispositivos que vão se conectar à rede sem fio. Para saber qual o tipo de conexão do seu dispositivo, você deve consultar o manual do fabricante. Lembre que a velocidade estampada na caixa do roteador não é a banda de conexão com a internet, que depende exclusivamente do que foi contratado junto com o provedor.

Considere quantos equipamentos vão precisar da rede sem fio. A maior parte dos roteadores encontrados nas lojas consegue atender a uma boa demanda. Boa parte suporta um número bastante satisfatório de dispositivos conectados simultaneamente. Você só terá problemas se der uma festa em sua casa e todos os convidados pedirem a senha para usar sua rede, por exemplo.

2. Tamanho da casa

Esse é outro item importante, determinado pelos padrões de conexão A, B, G e N, que define o alcance do sinal propagado pelo roteador. A maioria dos aparelhos tem limite de mais de 100 metros, mas paredes e outros obstáculos podem diminuir o alcance. Se a casa for muito grande ou possuir mais de um andar, é importante usar um repetidor de sinal. Confira o melhor lugar para colocar seu roteador, pensando em formas de maximizar a eficiência dele, instalando o aparelho em um ponto alto e que esteja mais próximo de vários pontos da casa.

3. Número de antenas

Gadgets e smartphones mais novos vêm com uma tecnologia que amplia a capacidade de recepção do sinal Wi-Fi. O MIMO, termo que vem do inglês Multiple Input/Multiple Output, é o responsável por captar o sinal de múltiplas antenas de uma mesma rede para garantir uma transferência de dados mais "limpa". No caso de possuir um dispositivo com essa tecnologia, comprar um roteador sem fio com mais de uma antena pode ser uma vantagem.

Pronto, agora já é possível aproveitar os benefícios de um bom roteador.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!