PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO ESCOLHER CHAMPAGNE OU ESPUMANTE

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Informações Gerais

COMO ESCOLHER CHAMPAGNE OU ESPUMANTE – Uma das tradições mais comuns na virada do ano é abrir uma champagne para comemorar o Réveillon. Porém, segundo especialistas no assunto, não se pode abrir a garrafa como se fosse um piloto de Fórmula 1 que venceu uma corrida. Isso porque a tradição de jogar para longe a rolha faz com que a bebida perca todas as suas qualidades. Se você não abre mão de um pouco de diversão e tradição na festa de Ano Novo, pode comprar uma garrafa mais barata para abrir na hora da contagem regressiva, reservando outras com mais qualidade para saborear após o brinde. Mas você sabe como escolher champagne? Confira as dicas para se preparar para o Réveillon.

COMO ESCOLHER CHAMPAGNE OU ESPUMANTE

A primeira coisa a saber é que espumante e champgne não são a mesma coisa. O champagne é um espumante, porém só pode ser chamado dessa forma porque é feito em uma região da França, também chamada Champagne. Além disso, ele é feito com uvas especiais, a Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier. As bebidas produzidas em qualquer outra parte do mundo são chamadas apenas de espumantes.

Mas isso não faz os espumantes serem de qualidade inferior ao champagne. Muitos espumantes nacionais, fabricados em vinhedos no Rio Grande do Sul, por exemplo, possuem uma altíssima qualidade e não custam muito. Para comprar um espumante você deve dar atenção a categoria do produto. Se eles forem demi sec são mais suaves e doces, mas os brut possuem pouco açúcar.

A produção do espumante é feita por dois métodos principais. Um deles é o champenoise, onde o gás é desenvolvido através de uma segunda fermentação na própria garrafa onde está a bebida. É desta forma que é feito o tradicional champagne. O outro método é o charmat, onde o gás é produzido em uma segunda etapa de fermentação em tanques feitos de aço inox.

Na hora de servir o espumante ou champagne, a temperatura é muito importante. Você deve servir a bebida bem gelada, em uma temperatura indicada de 8ºC. A taça recomendada para colocar a bebida é a “flûte”, que possui uma forma alongada e bem fina, que faz com o gás seja preservado até o fim.

Na dúvida sobre como escolher champagne sem levar um susto na hora de pagar, alguns dos tipos mais baratos custam na faixa de R$ 250 a garrafa. É o caso do Billecart Salmon e do Veuve Cliquot.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!