PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO ENSINAR O BEBÊ A COMER SOZINHO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Bebê

COMO ENSINAR O BEBÊ A COMER SOZINHO

Saber como ensinar o bebê a comer sozinho é um passo fundamental para contribuir com a aprendizagem do seu filho e, até para ela, existem algumas regrinhas básicas que podem ajudar nessa hora. Vale lembrar que é a partir dos oito meses de vida que as crianças começam a ter mais coordenação motora. Por isso, surge o desejo de comer sem ajuda dos pais, mas é só a partir do um ano e meio que ela vai querer segurar a colher. Como essa idade pode variar bastante, recomenda-se ficar atento e não forçar o seu bebê a comer por conta própria.

Os pais devem respeitar o desenvolvimento da criança, agindo com paciência. Enquanto isso, é preciso deixar a criança pegar os alimentos com as mãos e até deixar que ela brinque com eles. Quando ela começar a pegar a colher, o mais indicado é lhe oferecer uma que tenha o cabo torto, colaborando para o seu filho acertar a pontaria e levar o alimento para dentro da boca.

No entanto, é apenas por volta dos três anos que a criança vai comer totalmente sozinha. Até lá, não se importe se ela fizer aquele monte de sujeira, pois faz parte da sua adaptação em manipular o objeto e entender para que serve. Nesse período, ela também começa a conhecer melhor os alimentos e cabe a você oferecer uma grande variedade para ajudar na aprendizagem.

Em geral, a criança pequena desenvolve as habilidades com os talheres à medida que as refeições são variadas e apresentam novidades, como cores e novos sabores. Mesmo assim, os pais devem introduzir novos alimentos de forma gradativa. Com isso, o seu filho ficará curioso e começará a manipular os talheres até conseguir segurar sozinho.

Veja como ensinar o bebê a comer sozinho

Os melhores momentos para que a criança inicie a aprendizagem de comer sozinha é na hora da sobremesa ou no momento de comer alimentos sólidos durante o lanche. Com isso, os pais conseguem controlar as suas refeições principais. Além da colher com o cabo torno, outra dica é oferecer um garfo pequeno de plástico ao seu filho, contanto que o talher tenha as pontas arredondadas.

Dessa forma, fica mais fácil de espetar os pedaços dos alimentos, como o pão cortado ou pedaços de fruta. Já se os pais estão com as crianças apenas nas principais refeições, uma recomendação é dar ao bebê um prato com um pouco de comida e um talher. Os pais ficam com outro prato com uma porção maior de comida e, enquanto a criança tenta se alimentar, a mãe ou o pai oferecem algumas colheradas do alimento. À medida que a criança conseguir comer sozinha, os pais diminuem a sua porção.

Também vale lembrar que, normalmente, crianças entre um e dois anos comem menos, já que a velocidade do seu crescimento reduziu e elas já possuem outros interesses. Para não criar hábitos alimentares prejudiciais à criança, os pais devem evitar as guloseimas desde as primeiras refeições.

Ao seguir nossas instruções de como ensinar o bebê a comer sozinho, você terá mais sucesso nesse desafio.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!