PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO ENSINAR CRIANÇAS A DIVIDIR

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

COMO ENSINAR CRIANÇAS A DIVIDIR

É bastante comum que crianças de todas as idades apresentem dificuldade em concordar na hora de dividir suas coisas, como os brinquedos com colegas ou irmãos. Quando as crianças percebem que existem concorrência por algum objeto, seja com um amigo da escola ou com algum irmão, é comum agirem fazendo birra e reclamando com a frase clássica de que o objeto é dela. Os pais tentam argumentar no momento, afirmando que o brinquedo precisa ser dividido, mas quando a situação chega neste ponto, uma crise entre as crianças já está instaurada, impossibilitando qualquer negociação. Por isso muitos pais buscam compreender como ensinar crianças a dividir suas coisas com os coleguinhas.

Mesmo que seja uma situação desagradável, os pais devem aproveitar este momento para conversar com as crianças sobre importantes valores, de forma a instruí-la sobre como age uma pessoa altruísta e generosa. Isso porque aprender a compartilhar é algo que integra o desenvolvimento normal infantil e precisa ser ensinado para as crianças com a orientação dos pais. O papel dos pais é fundamental para que eles aprendam a dividir seus brinquedos e para isso existem algumas estratégias. Confira como incentivar o compartilhamento de brinquedos:

Dicas para ensinar crianças a dividir

– Comece com uma boa conversa, que deve acontecer logo após o episódio de discórdia por conta do objeto disputado. A principal dica neste caso é não conversar com a criança na frente de outras pessoas, para não constrangê-la. É preciso explicar que apesar de o brinquedo ser dela, por exemplo, seria muito gentil e educado que ela emprestasse para o colega brincar e depois o teria de volta. O argumento de que brincar com alguém é mais divertido do que brincar sozinho é uma estratégia.

– Crie situações que estimulem o desapego: esta é outra maneira de estimular a criança a dividir suas coisas sem sofrimento. Em ocasiões como Natal, Dia das Crianças, quando é comum que a criança seja presenteada, a convide para escolher alguns itens que não usa mais, desde livros, até roupas e brinquedos, separando para doar para crianças e comunidades carentes. Se possível, leve a criança junto quando for realizar a entrega destes objetos, para ser também uma ação que ela está realizando.

– Promova trocas de brinquedos ou clubes do livro: se perto da sua casa ou escola de seu filho não houver este tipo de atividade, convide outros pais para criar este tipo de iniciativa que estimule o compartilhamento de brinquedos e outros objetos. As crianças podem se reunir em um dia da semana para trocar livros ou brinquedos, passando, por exemplo, um final de semana com o brinquedo do amigo e sem o seu.

– Dê o exemplo em casa: crianças observam e se espelham nos exemplos do pai, tendendo a copiá-los, nas coisas boas ou ruins. Mostre para a criança que você não tem problemas em compartilhar seus objetos, mesmo que sejam peças que você goste muito. Explique para a criança que você gostou tanto de um livro, que gostaria de compartilhar aquela história com outras pessoas, por exemplo.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!