PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO ECONOMIZAR COM UMA PLANILHA DE GASTOS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

COMO ECONOMIZAR COM UMA PLANILHA DE GASTOS

Com tantas despesas e necessidades financeiras que enfrentamos no dia a dia, uma planilha de gastos pode ser a melhor alternativa para conseguir organizar suas finanças e ainda economizar nas despesas. Você pode seguir algumas dicas de como economizar com uma planilha de gastos, ajudando ainda no controle do orçamento doméstico. Primeiro é preciso ter em mente que a função da planilha é relacionar das despesas, as entradas de dinheiro e o que sobra do orçamento, por isso nenhuma informação pode ficar de fora. Você pode montar a planilha em um caderno simples, contanto que tome o cuidado de detalhar bem seus gastos.

Uma das principais dicas de especialistas da área de finanças é manter sua planilha bastante simples inicialmente, porque organizar planilhas complicadas e com muitos detalhes exigem muito tempo para serem preenchidas, o que podem acabar desmotivando o controle dos gastos. Ainda que simples, você pode seguir alguns pontos fundamentais na hora de montar sua própria planilha para manter um controle sobre as despesas.

Dicas sobre como economizar com uma planilha de gastos

1. Detalhe até os mínimos gastos. Descrever despesas fixas que tomam uma boa parte do orçamento, como escola, aluguel, condomínio ou prestação do carro, são bem mais fáceis de lembrar. Mas o importante neste controle é colocar ainda os gastos invisíveis, compras de pequeno valor que são realizadas quase todos os dias, mas que não são incluídas na lista. Somente depois de colocar tudo no papel, até aquela passada rápida na padaria, será possível identificar onde o orçamento tem sido mais gasto e como economizar a partir disso.

2. Use as informações da planilha. Depois de preenchida a planilha com seus gastos, é preciso realizar o esforço de analisar estas informações, porque somente assim a planilha será uma ferramenta para manter em dia suas despesas e ainda conseguir economizar. A planilha não pode se tornar apenas um papel em que os gastos são anotados, precisa assumir um papel ativo no planejamento financeiro. No fim do mês, cheque se não gastou demais em compras supérfluas, que podem ser cortadas a fim de investir o mesmo dinheiro em outras ações, como uma aposentadoria, por exemplo.

3. Seja disciplinado. Depois de começar a preencher sua planilha e usar estas informações a seu favor, é preciso manter a disciplina e não desanimar. Por menor que seja o gasto, nunca deixe de contabilizá-lo na planilha, porque o controle não será efetivo da mesma forma se informações começarem a ser deixadas de lado. Isso porque além da disciplina, o registro de suas despesas envolve uma rotina, seguida pela análise de todos os gastos para um planejamento financeiro posterior. Os especialistas lembram ainda que controlar os investimentos é indispensável, porque somente controlando os gastos é que você poderá estabelecer algumas metas e avaliar o que vem sendo feito de forma correta ou incorreta com as despesas da família.

Com as dicas acima você poderá ter mais controle sobre seus gastos e, até mesmo, aprender a reservar um valor mensal para poupança.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!