PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO E QUANDO COMEÇAR A PASSAR FIO DENTAL NA CRIANÇA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Bebê ,Dicas ,Saúde

COMO E QUANDO COMEÇAR A PASSAR FIO DENTAL NA CRIANÇA

Uma preocupação dos pais com os filhos é a higiene bucal, para evitar cáries em bebês e crianças. Entre as dicas para proteger a saúde bucal do seu filho está um item importante: o uso do fio dental. Portanto, é imprescindível saber como e quando começar a passar fio dental na criança.

Pode parecer exagero ter esse cuidado todo com crianças pequenas, ainda mais quando os dentes de leite são bastante separados uns dos outros. No entanto, você deve estimular o hábito de escovar e passar fio dental desde cedo, para evitar problemas quando a criança estiver maior e não quiser iniciar essa prática diária.

Como e quando começar a passar fio dental na criança

Se a criança tem dois dentinhos, um ao lado do outro, já pode começar a incentivá-la. A recomendação habitual para início é a partir dos dois anos, quando a dentição de leite, a decídua, já está praticamente completa.

O fio dental consegue remover dos dentes partículas de alimentos, além de retirar a placa bacteriana que fica instalada entre os dentes, algo que a escova não consegue tirar. Mesmo que haja espaço entre os dentinhos, os restos de alimento podem ficar na gengiva em volta dos dentes, causando cárie na lateral do dente, inflamação e até sangramento na gengiva se não houver o uso do fio dental.

Ao não passar fio dental no seu filho pequeno, você corre o risco de sujeitar a criança à ocorrência de cárie interproximal, que surge na lateral do dente e é causada principalmente pela ausência do hábito do uso diário do fio dental.

O estímulo e a cooperação dos pais e responsáveis pelas crianças são fundamentais nesse ponto. Isso porque a criança tende a ver o uso do fio dental e a prática de escovar os dentes como algo muito menos divertido do que brincar ou qualquer outro tipo de distração.

A higienização bucal das crianças precisa ser feitas pelos pais até a faixa de idade entre oito e dez anos, quando é esperado que as crianças já tenham coordenação motora ideal para usar corretamente o fio dental. Ensinar esses hábitos desde a infância é uma forma de investir em benefícios para a saúde de seu filho.

Quando crianças, o fio dental pode ser usado apenas no momento da última escovação do dia, aquela que ocorre antes de dormir. A escovação antes de ir para a cama é considerada essencial e precisa ser feita mais cuidadosamente.  Durante a infância, o uso do fio dental uma vez ao dia é suficiente.

Sempre comece a higienização bucal pelo fio dental. Existe um modelo que facilita a higiene bucal em crianças, que é o fio dental montado ou também forquilha. Você deve passar o fio dental entre todos os dentes para remover todo excesso de alimento.

No caso de um fio dental comum, retire um pedaço de 30 centímetros e apóie cada lado em torno do dedo médio das duas mãos. Com as mãos abertas e o fio totalmente esticado, realize movimento de vai e vem, de cima para baixo, usando o fio para abraçar o dente, sem colocar forçar ao limpar o sulco gengival.

Sabendo como e quando começar a passar fio dental na criança, você ficará mais preparado para essa tarefa diária.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!