PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO E QUANDO BALANÇAR O BEBÊ

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Bebê ,Dicas ,Saúde

COMO E QUANDO BALANÇAR O BEBÊ

Muitos pais têm dúvidas sobre como e quando balançar o bebê. Essas informações são bastante importantes, afinal, não é sempre que seu filho se sente bem sendo chacoalhado de um lado para outro, além de haver jeitos mais indicados para essa movimentação.

Quando a criança estiver nervosa e chorando muito, a melhor recomendação é manter a calma e jamais apelar para chacoalhões, pois o bebê precisa se sentir acolhido. A falta de cuidado na hora de balançar os bebês pode resultar na Síndrome do Bebê Sacudido, responsável por casos de morte por abuso infantil.

Apesar de parecer inofensivo, chacoalhar a criança acaba sendo uma forma de agressão. Quando a criança é balançada com muita força, ocorre um movimento de aceleração-desaceleração na cabeça, o que causa lesões ao cérebro ou à coluna cervical. Se a criança não for prontamente atendida, o balanço inapropriado pode resultar em riscos de morte ou um grave dano neurológico ou visual.

Como e quando balançar o bebê

Por conta do risco da Síndrome do Bebê Sacudido, é preciso tomar muito cuidado na hora de balançar o bebê, especialmente no colo. O momento mais recomendado para balançar uma criança pequena é na hora de fazer o bebê dormir. Porém, balançar na hora de ninar pode criar um hábito que dificulte o sono espontâneo.

Outro cuidado é não balançar as crianças logo após uma refeição, o que pode resultar em enjoos e até mesmo vômito. Além disso, evite balançar a criança, seja no colo, no carrinho ou no berço, quando ela estiver num acesso de birra ou choro, pois você pode se descontrolar e balançar a criança violentamente.

Se você não tomar os cuidados acima, você pode passar de cuidador para agressor, seja pai, mãe ou mesmo babá. Lembre que vítimas da Síndrome do Bebê Sacudido costumam ser menores de 3 anos, principalmente bebê com menos de 1 ano, pois os responsáveis perdem a paciência e balançam o bebê brutalmente, na tentativa de fazer o choro parar.

Até os 3 anos de idade, as crianças são extremamente frágeis e delicadas, em constante desenvolvimento. Nessa fase, os músculos do pescoço ainda são fracos e não conseguem se prevenir de movimentos mais bruscos, já que o sistema nervoso não está completamente formado e o cérebro conta ainda com uma quantidade maior de água, tornando o bebê muito mais sensível a qualquer lesão.

Confira algumas dicas sobre como se portar com o bebê na hora do choro descontrolado:

-Tente alimentar o bebê novamente

-Troque a fralda ou as roupas

-Abrace o seu filho

-Tranquilize o bebê com música ou massagem

-Coloque-o em lugar calmo ou mais escuro

-Leve o bebê para passear em um local fresco

-Deixe o bebê no berço, saia do quarto, respire fundo, procurando acalmar-se e, então, volte para lá

-Chame uma pessoa em que confia para te dar assistência

-Distraia o bebê com brinquedos

-Consulte um pediatra ou profissional de saúde infantil para mais detalhes

Ao saber como e quando balançar o bebê, você evitará problemas para ele e proporcionará momentos agradáveis.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!