PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO É FEITA A ÁGUA COM GÁS

Autor: G. Produções
Publicado em: Informações Gerais

COMO É FEITA A ÁGUA COM GÁS – Tem pessoas que adoram água com gás, de sentir o efeito das bolhas na boca. A água com gás contém gás carbônico na composição, existem fontes de água gaseificada naturalmente, mas pode-se gaseificar artificialmente a base de bicarbonato, sofre um tratamento e adicionamento de dióxido de carbono. A grande maioria das marcas que encontramos à venda é gaseificada artificialmente, é preparada na hora de envasar, enquanto a garrafa está sendo cheia de água, paralelamente está sendo inserida por outra cânula certa quantidade de gás carbônico, completando, uma vez colocada as proporções corretas de água e de gás carbônico o recipiente é fechado.

COMO É FEITA A ÁGUA COM GÁS

No caso da água gaseificada naturalmente, é encontrada algumas fontes em cuja própria natureza já existe a água com gás, no Sul de Minas, por exemplo, é possível encontrar muitas nascentes de água com gás, chamada carbogasosa ou carbonatada. Este fenômeno advém do aquecimento subterrâneo, geralmente ocorre em regiões próximas de vulcões, ou onde a camada de magma está mais próxima da superfície terrestre, o calor do magma atravessa as rochas e alcançam os reservatórios de água.

No processo de gaseificação natural os condutos de magma aquecem os reservatórios subterrâneos de água (reservatório naturais), o calor faz liberar os minerais da água, agregando a ela gases e vapores, a oxidação da matéria orgânica presente no aquífero também produz gás carbônico que é absorvido pela água, a água aquecida fica mais leve e sobe até uma fonte na superfície.

Mas não precisa ir longe para saber como é feita a água com gás no sistema artificial. É um processo industrial idêntico ao dos refrigerantes: retira-se o oxigênio presente no líquido e injeta-se, em seu lugar, gás carbônico.

É tão saudável quanto a água natural, mas precisa de apenas um cuidado, não pode é apenas consumir este tipo de água (assim como qualquer outro líquido com alto teor de gás), precisa consumir também a água natural, sem gás, pois o gás em excesso pode irritar a mucosa do estômago daqueles já predispostos a problemas gastrintestinais.

O processo de gaseificação artificial ocorre em um laboratório em que a água mineral retirada da fonte é armazenada em um reservatório, bombeada até o chamado desairador, onde o oxigênio dissolvido na água é retirado e coloca-se gás carbônico no lugar, depois a água passa para um resfriador que baixa sua temperatura para 5°C para facilitar a absorção do gás carbônico, pois os gases a baixas temperaturas têm menor movimento molecular. Isso torna mais fácil agregá-los ao líquido, o carbonatador é um tanque pressurizado, alimentado por CO2, para onde a água resfriada é borrifada, daí A pressão e a temperatura permitem que o CO2 ocupe o espaço que antes era do oxigênio.

A água gasosa tem as mesmas propriedades de hidratação que a água natural, é apenas uma questão de gosto e também uma forma de variar a ingestão de líquidos consumindo água da mesma forma.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!