PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO DIRIGIR SOB CONDIÇÕES ADVERSAS DE TEMPO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Carros ,Dicas

COMO DIRIGIR SOB CONDIÇÕES ADVERSAS DE TEMPO

Saber como dirigir sob condições adversas de tempo é fundamental para evitar acidentes e ainda conseguir sair de situações delicadas, sem levar nenhuma multa. Para tanto, é necessário o uso da direção defensiva, sendo importante ter atenção a uma série de fatores que influenciam a sua segurança quando o tempo não colabora.

Para garantir a segurança na condução com relação às condições adversas de tempo, seja porque está muito frio, quente, com cerração, neblina, poeira, chuva ou vento, é preciso seguir algumas normas elementares. Ao saber como dirigir sob condições adversas de tempo, a chance de evitar acidentes decorrentes de condições climáticas será bem maior.

Aprenda como dirigir sob condições adversas de tempo

1. Muita calma nessa hora

A principal dica para quem quer saber como dirigir sob condições adversas de tempo é não apressar a viagem, tomando mais cuidado e ficando mais atento à estrada do que o normal. Além disso, mantenha sua velocidade baixa, sem ficar muito próximo do carro à frente. Quando o tempo estiver muito quente, tome o cuidado de não dirigir com o estômago muito cheio, pois a chance de o sono surgir é muito grande. Em situações assim, tente se distrair com uma conversa ou mesmo realizar uma pausa, tomar água e fazer um alongamento caso sinta o sono bater.

2. Iluminação adequada

Em situações que as condições adversas sejam neblina, cerração ou fumaça, o condutor, além de muito cuidado, precisará também andar devagar e ligar a luz mesmo que seja dia. A conduta deve ser a mesma caso você se depare com uma via com muita poeira, como nas estradas de terra. Se a estrada de chão for bastante estreita e ainda possuir tráfego de outros veículos e pessoas, evite andar muito rápido, pois o risco de acidentes será ainda maior.

3. Saber quando parar

Se a condição adversa de tempo for uma chuva forte, a recomendação é ligar a luz, o limpador do veículo e também o desembaçador. Entretanto, se a chuva for, na verdade, uma tempestade forte, o ideal é que você pare o veículo em algum lugar seguro e espere a chuva diminuir ou ao menos amenizar. Também evite frear, principalmente de forma brusca, em dias de chuva, porque o risco dos pneus derraparem é muito grande.

Se a pista estiver com óleo em algum lugar, o risco de acidente é ainda maior. Evite, principalmente, entrar em alta velocidade em um lençol de água, uma vez que isso acabará resultando em aquaplanagem, de forma que os pneus vão deslizar pelo lençol. Se, além da chuva, também houver vento forte, procure um local seguro, já que, dependendo do veículo, o carro poderá ser desestabilizado.

4. Cuidado com os outros motoristas

Outro problema é que enfrentar condições adversas de tempo, geralmente, envolve ainda lidar com condições adversas de trânsito, visto que muitos condutores não tomam os cuidados necessários para estas ocasiões. Chuvas fortes e neblina, por exemplo, costumam gerar algum congestionamento, já que é preciso diminuir a velocidade. Logo, o melhor a fazer é redobrar a atenção e manter a paciência, já que muitos condutores estão bastante impacientes com as condições da via. Essas condições podem piorar ainda em dias de mais movimento, como finais de semana ou ao final do dia, após o expediente de trabalho.

Desse modo, você tem condições de dirigir melhor mesmo com condições adversas de tempo.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!