PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO DETECTAR PROBLEMAS VISUAIS EM CRIANÇAS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

COMO DETECTAR PROBLEMAS VISUAIS EM CRIANÇAS

Como detectar problemas visuais em crianças? Saber isso é muito importante para os pais que têm filhos pequenos, pois quanto antes se percebe a deficiência, maiores as chances de o problema não evoluir. Além disso, os problemas visuais podem acarretar baixo rendimento em sala de aula, o que, aliás, é uma forma de identificar o problema.

Se não for assim, nem sempre é fácil perceber a carência visual de uma criança, visto que ela não costuma saber avaliar que enxerga mal. Por outro lado, essa identificação é muito importante, inclusive na fase pré-escolar, pois até os sete anos, em média, os pequenos estão com os seus olhos em desenvolvimento.

Alguns sintomas podem ajudar os pais a identificarem problemas visuais em crianças, como quando o filho reclama de dor de cabeça ou apresenta vermelhidão ou lacrimejamento nos olhos. Outra forma muito comum de perceber a deficiência visual é quando a criança se aproxima demais da televisão ou do computador para enxergar.

A criança pode ainda coçar os olhos na tentativa de enxergar melhor. Já na sala de aula, o seu filho pode se mostrar desatento e tirar notas baixas. Levantamentos do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) registram que de 3% a 10% das crianças de sete a 10 anos de idade precisam usar óculos.

É na infância em que são mais comuns os chamados vícios de refração, como: miopia, que é a dificuldade de enxergar de longe; astigmatismo, que se caracteriza por visão distorcida de perto e de longe; e hipermetropia, que consiste no problema em enxergar de perto.

Mais dicas de como detectar problemas visuais em crianças

Ao menor sinal de que o seu filho esteja com um problema de visão, o melhor é encaminhá-lo ao oftalmologista, que vai realizar os exames necessários para detectar se a criança possui deficiência visual e quais são eles.

Para crianças, o mais comum são os testes de acuidade visual com figuras, se elas ainda não sabem ler, e de alfabeto, para aquelas que já foram alfabetizadas. Outro teste é o de Ishihara, para detectar casos de daltonismo. Embora esse teste não interfira na acuidade visual, é importante saber se o seu filho tem o distúrbio de perceber as cores de modo diferente.

Já existem escolas no país com professores capacitados para identificar alunos com possíveis problemas de visão. Caso haja alguma suspeita, a criança é encaminhada ao oftalmologista e, em alguns lugares, a própria secretaria de educação dá os óculos à criança.

Entretanto, o melhor é que a criança já tenha a sua visão testada por um profissional quando ela estiver com aproximadamente três anos de idade. Lembre que quando os pais têm problemas de visão, a criança pode ser levada ao consultório ainda antes, com dois anos. Outra vantagem de levar a criança cedo ao especialista é que será menos difícil de se acostumar com os óculos.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!