PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO DETECTAR INFECÇÃO ALIMENTAR – O QUE FAZER COM INTOXICAÇÃO DE ALIMENTOS E BEBIDAS

Autor: G. Produções
Publicado em: Saúde

INFECÇÃO ALIMENTAR

A infecção alimentar é causada pela ingestão de bebidas ou alimentos contaminados com agentes microscópicos que provocam doenças, ou patogênicos, que incluem vírus, bactérias e parasitas. É por meio do trato gastrointestinal que os micróbios entram, e é lá onde ocorrem as primeiras reações da infecção.

COMO DETECTAR INFECÇÃO ALIMENTAR - O QUE FAZER COM INTOXICAÇÃO ALIMENTAR

Se você apresentar um destes sintomas: náusea, cólica abdominal, diarreia ou vômito, é bem provável que você esteja com infecção alimentar. Caso você tenha comido frango dias antes de os sintomas aparecerem, as chances de estar infectado são ainda maiores, visto que a bactéria Campylobacter, encontrada no intestino da maioria das aves, é um dos principais causadores da doença. Comer frango cru é pedir para ter uma infecção alimentar.

A salmonela, outra bactéria infecciosa, também se aloja no intestino nos pássaros, dos répteis e dos mamíferos. Os humanos podem ser infectados por ela através do consumo de diversos tipos de alimentos cuja origem é animal. A enfermidade inclui diarreia, dor abdominal e febre. Se o indivíduo não for muito resistente, e seu sistema imunológico for baixo, a bactéria pode percorrer a corrente sanguínea, e causar uma infecção ainda pior e mais generalizada, que exija cuidados médicos pelo resto da vida.

Já a E coli 0157:H7 é uma bactéria que se aloja em gado. Quando o ser humano consome algum tipo de alimento que, de alguma maneira, teve contato com as fezes do boi, os sintomas como: diarréia intensa com sangue, e cólicas abdominais muito fortes podem surgir e indicar uma possível contaminação.

O vírus Calicivirus, por sua vez, é um dos causadores mais corriqueiros da infecção alimentar. Contudo, dificilmente é diagnosticado devido precária disponibilidade dos testes laboratoriais que o identifiquem. Os sintomas causados por este vírus são mais fortes e perigosos. Uma doença gastrointestinal aguda, acompanhada de vômitos, e pouca diarreia, que costuma passar em até dois dias, pode surgir através da contaminação com Calicivirus.

Assim, se você tiver diarréia seguida de febre alta, sangue nas fezes, vômito que impeça a retenção de líquidos, e sinais de desidratação, consulte seu médico. As chances de você estar com infecção alimentar são altas. Lembre-se, também, que é de extrema importância manter-se hidratado, ingerindo de dois a três litros de água por dia, para que seu corpo não se desidrate e que seu quadro não se deteriore ainda mais.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!