COMO CULTIVAR SAMAMBAIAS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

COMO CULTIVAR SAMAMBAIAS - As samambaias são plantas ornamentais que embelezam tanto ambientes externos como internos. Porém, assim como qualquer espécie, os diferentes tipos de samambaias exigem cuidados específicos, entre eles, como cultivar samambaias e regá-las. Confira quais são os tipos de samambaias e onde elas ficam melhores posicionadas em sua residência ou escritório:

Samambaia amazonas: ela é do tipo pendente, de tamanho grande com folhas bem recortadas. O melhor é que permaneça em lugares com boa claridade e sol fraco.

grey COMO CULTIVAR SAMAMBAIAS

Samambaia americana: com folhas verdes claras possui um aspecto compacto graças às touceiras volumosas. Esse tipo gosta principalmente de solo úmido e sol fraco.

Samambaia de metro: tem folhas bem mais longas que os demais tipos. Por isso, deve ficar em um lugar onde as suas folhas tenham caimento livre, como suportes pendurados em correntes ou fixados por ganchos.

Samambaia renda francesa: mais delicada entre as espécies, pede um solo úmido, por isso, o mais indicado é que fique em lugares com boa claridade e sem vento.

Samambaia paulistinha: é rústica e, por isso, pode ser cultivada diretamente no solo, em local de meia-sombra.

Como plantar e regar as samambaias

Em geral, para saber como cultivar samambaias o melhor é sempre escolher espaços frescos, arejados e iluminados. Por outro lado, correntes de vento e sol forte são inimigos desse tipo de planta. Além disso, hoje em dia, se faz necessário encontrar alternativas para o uso de xaxim, embora por muito tempo tenham sido parceiros inseparáveis, isso tornou a espécie uma das plantas em extinção.

Atualmente, o recomendado são os vasos de fibra de coco, fáceis de encontrar em casas de jardinagem. Quando você adquirir uma samambaia adulta, entretanto, como cuidar de samambaias consiste em retirar da planta uma parte do rizoma (caule que se assemelha a uma raiz) e espetá-la diretamente no composto orgânico depositado no vaso.

Dessa forma, a planta vai brotar, outra maneira de cultivar a samambaia em sua casa é conseguir mudas já prontas para serem transplantadas. Como cuidar de samambaias não tem mistério, além de oferecer um solo rico em matéria orgânica como terras preparadas ou comercializadas, é importante manter o vaso umedecido com regas abundantes.

Já nas épocas menos quentes, as regadas podem ser diminuídas. Mas nos dias de calor, além das regadas, você pode borrifar água sobre a samambaia para criar o clima úmido de que ela gosta. Faça, ainda, durante o ano uma poda de limpeza para retirar as folhas amareladas ou secas.




Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail




Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2013 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!