PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO CUIDAR DE PICADAS DE INSETOS EM CRIANÇAS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

COMO CUIDAR DE PICADAS DE INSETOS EM CRIANÇAS

Por estarem sempre procurando aventuras, seja no quintal da sua casa ou correndo por algum parque, as crianças estão sempre expostas às picadas de insetos, e uma coceirinha pode logo se tornar uma inflamação mais séria. As picadas mais comuns que podem aparecer no corpo das crianças são as de pernilongos, borrachudos, pulgas e formigas, podendo ficar maiores dependendo da resistência da criança. Há ainda as mais dolorosas, como as de vespas, marimbondos e abelhas. A seguir você poderá conferir dicas sobre como cuidar de picadas de insetos em crianças e mantenha-as em segurança.

A maioria das crianças apresentam reações alérgicas ás picadas, mesmo não sendo alérgicas por natureza. Algumas reações podem provocar novas marcas pelo corpo, mesmo onde o inseto não atingiu, deixando as regiões vermelhas e inchadas. Diante das inflamações e inchaços, é comum que os pais fiquem nervosos e não saibam como agir para curar a criança das coceiras e incômodos causados pelas picadas. Por isso, veja o que fazer nessa situação:.

Dicas de como cuidar de picadas de insetos em crianças

Para picadas comuns

Para tratar picadas de insetos menores, o primeiro passo é utilizar uma compressa de gelo ou um pano molhado com água gelada, para aliviar a coceira e diminuir o inchaço que mais incomodam no começo.

– Caso surja alguma bolha no local – o que normalmente acontece no caso das picadas de formiga – não estoure. Aplique também a bolsa de gelo e depois trate com pomadas especiais para tratar inflamações na pele.

– Cuidado com a composição das pomadas. Crianças com menos de 2 anos de idade, por exemplo, são sensíveis aos produtos que contém cânfora. Também não utilize cremes ou pomadas antialérgicas sem indicação de um dermatologista ou pediatra.

– Verifique também se as unhas das crianças estão grandes, se não, as corte bem rendes, para evitar que ela se machuque mais ao não controlar a vontade de coçar o local picado. Claro que esta recomendação serve para todos os tipos de picada, mas no caso das comuns, elas podem piorar e dar mais trabalho do que deveria, demorando mais tempo para cicatrizar.

Para picadas mais graves

Para saber se a picada de inseto no seu filho é de uma vespa, uma abelha ou um marimbondo, tente enxergar o ferrão do local inchado, e se o encontrar o retire imediatamente, raspando delicadamente a pele com a unha ou, para os pais mais habilidosos, utilizando uma pinça. Não aperte a pele da criança para expulsar o ferrão, isso só vai irritar ainda mais a ferida.

– Para ajudar a limpar completamente a abertura do ferrão, limpe a ferida com água corrente e sabão neutro. Depois mantenha uma compressa de gelo no local até desinchar. Uma das reações que a criança pode ter, é uma dor forte na região atingida. Para aliviar, você pode dar um analgésico na medida certa para ela e de preferência o uso já tenha sido liberado pelo pediatra anteriormente. E se infeccionar? Normalmente as feridas diminuem com o gelo sobre a pele. Mas se continuar inchada, com feriadas e ainda causando dor, é importante procurar um pediatra o mais rápido possível.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!