PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO CUIDAR DE PEIXES DOMÉSTICOS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

Uma grande quantidade de casas com animais de estimação no país tem gatos ou cachorros morando nelas. Porém, há quem prefira ter peixes em aquários, o que pode ser uma experiência diferente do que você está acostumado a vivenciar. Pensando nisso, é importante saber como cuidar de peixes domésticos, pois eles requerem medidas específicas para que sobrevivam por mais tempo.

Os peixes são animais viciantes e fáceis de cuidar. Caso você não tenha experiência e não saiba como cuidar de peixes domésticos, o ideal é começar com um único peixe. Além de ser um animal que não causa transtornos, o peixe doméstico ajuda a enfeitar o ambiente, principalmente se você escolher um belo aquário e o manter sempre limpo. Entretanto, é claro que você precisa encarar o aquário como um lugar importante para esses animais, e não como um mero item de decoração da sua residência.

3 Dicas de como cuidar de peixes domésticos

COMO CUIDAR DE PEIXES DOMÉSTICOS

1. Cuidados com a alimentação

Ao contrário do cachorro, que pode comer diversos tipos de rações e até alimentos consumidos por humanos, ou diferentemente do gato, que come várias vezes ao dia, o peixe precisa ter uma alimentação extremamente regrada e controlada. O estômago deles é muito pequeno e não pode esperar muito para finalmente receber comida.

Dê uma quantidade pequena de ração específica para peixes e o suficiente para que eles consigam comer em menos de cinco minutos, ou seja, uma porção pequena e de fácil digestão. Se você notar que a ração sobrou e ficou boiando na água, isso é um sinal de que você deve limpar o aquário e colocar menos ração nas próximas vezes.

Outra forma de prejudicar o frágil estômago desses animais é dar comida ou outro tipo de ração que não seja específica para os peixes. Por conta disso, nada de arriscar a vida do seu peixinho dando alimentos inadequados.

2. Cuidados com o aquário

O lar dos seus peixes dentro da sua casa será o aquário escolhido por você. Sendo assim, é preciso dar uma atenção especial para a limpeza desse item. Lave o aquário todos os meses, sempre com sabão ou material de limpeza específico para vidros ou até mesmo para aquários. Além disso, lembre-se de usar água corrente de torneira e de ter uma esponja reservada apenas para a limpeza.

A água para abrigar os peixes também pode ser da torneira, desde que você deixe o líquido descansar em um recipiente por no mínimo dois dias antes de colocar no aquário. Esse processo é necessário para que o cloro evapore e os metais pesados, como chumbo e cobre, fiquem no recipiente em vez de permanecerem na água.

A limpeza deve ser feita mesmo com o sistema de filtragem que suga elementos negativos da água, mas se você notar que em menos de um mês o aquário ainda fica sujo novamente, pode haver problema nesse sistema e será preciso verificar ou trocar o equipamento.

Não deixe o aquário em lugares muito frios, logo, é recomendável colocá-lo dentro de casa. Nos dias com temperaturas muito baixas, mesmo dentro de casa, será preciso reforçar a proteção dos peixes. Nesse caso, é recomendável adicionar um aquecedor ou termostato ao aquário, além de um termômetro, para controlar a temperatura regularmente.

3. Cuidados com os peixes

Assim como outros pets, os peixes precisam ser bem tratados com todo o carinho possível. É comum que algumas pessoas, principalmente as crianças, tenham curiosidade ao vê-los no aquário. Por isso, tome cuidado ao ter convidados se aproximando dele.

Deixe claro que não se deve bater no vidro do aquário, pois essa atitude estressa os peixes. Também não se deve colocar a mão dentro da água, pois o suor e outras impurezas podem prejudicar a limpeza do aquário, e consequentemente, a saúde dos animais. Já na hora de retirar os peixes para a limpeza do aquário, utilize redes e escolha recipientes ou sacolas bem limpas para depositar os peixes enquanto limpa o lar deles.

Se o aquário tiver iluminação artificial, desligue durante a noite para que os peixes possam descansar. E não utilize enfeites e produtos que não sejam próprios para o aquário, uma vez que eles podem liberar toxinas que prejudicam os bichinhos.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!