PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO CUIDAR DA HIGIENE ÍNTIMA DOS FILHOS PEQUENOS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Bebê ,Saúde

COMO CUIDAR DA HIGIENE ÍNTIMA DOS FILHOS PEQUENOS

Cuidar da higiene íntima dos filhos pequenos é uma tarefa importantíssima que os pais devem saber desempenhar. A limpeza sempre tem que ser feita com cuidado e paciência, tanto na hora do banho quanto na hora de trocar as fraldas. Além disso, os cuidados diferem conforme o sexo da criança.

Quando o bebê é menino a limpeza deve ser muito bem feita porque a urina dele costuma se espalhar por todas as partes e se a higienização não for completa pode causar ardência no pênis. Além disso, é normal que o seu filho faça xixi exatamente na hora em que for retirada a fralda suja. Uma dica, portanto, é segurar a fralda por alguns segundos.

Depois, o excesso de coco pode ser removido com toalhinhas para então a fralda ser toda retirada. É seguro fazer uma limpeza completa, passando uma esponja ou toalha macia no umbigo, abdômen, coxas e, principalmente, nas dobrinhas, testículos e debaixo do pênis, para não permanecer sujo.

Embora exista controvérsia entre os especialistas, muitos deles indicam que nesse momento não é preciso retirar ou limpar a pele do prepúcio do pênis,aquela pelinha que cobre a cabeça do pênis (a glande). A região pode ser mais bem lavada na hora do banho, no entanto, é preciso que se tenha muito cuidado e que não a force, abrindo-a no banho.

Por fim, na troca da fralda, erguem-se as pernas do bebê para limpar as nádegas e o ânus. Após finalizar a limpeza, é indicado passar creme protetor por todo o órgão genital, ânus e bumbum.

Aprenda a cuidar da higiene íntima dos filhos pequenos

Quando o bebê é uma menina, o mais indicado é usar um algodão úmido para limpar o seu órgão genital, sempre com o cuidado de limpar a área no sentido da frente para trás. Assim, evita-se que as bactérias do ânus migrem para a vagina.

É importante saber que nas primeiras semanas de vida, a menina pode apresentar a vagina um pouco vermelha, inchada e mesmo com secreção transparente, branca ou com um pouco de sangue. Isso ocorre porque a bebê foi exposta aos hormônios femininos da mãe durante a gestação.

Mas se essas características se prolongarem é melhor conversar com o seu médico. Outra dica é apenas limpar a zona que fica coberta pela fralda, na hora de trocá-la, sem a necessidade de limpar os lábios maiores e menores.

A toalhinha também deve ser passada nas nádegas, dobrinhas, abdômen e coxas.Como nos meninos, a etapa final é aplicar um creme protetor nas partes externas, nas dobrinhas e ao redor do ânus.

Quando o bebê é pequeno, é normal que tenha que trocar a sua fralda em torno de oito vezes por dia. Antes de colocar a fralda de novo, deixe-o sem nada para arejar e, ao higienizá-lo, não se esquece de estar com as mãos bem limpas.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!