PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO CONTRATAR MÃO DE OBRA PARA REFORMA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Casa & Decoração

COMO CONTRATAR MÃO DE OBRA PARA REFORMA – Com o aumento do poder aquisitivos dos brasileiros, cada vez mais as pessoas estão reformando a sua casa e deixando ela do jeito que sempre sonharam. Para pequenas reformas em casa, o mais comum é contratar profissionais liberais, no entanto, é preciso seguir algumas recomendações sobre como contratar mão-de-obra para reforma. Assim, as suas chances de ter um serviço bem feito e no tempo planejado são maiores.

Dicas de como contratar mão de obra

– Referências: é mais seguro se você já conhece a pessoa que vai contratar ou que tenha boas referências, como um profissional que tenha trabalhado na casa de um amigo, conhecido ou vizinho, pois nem sempre dá para permanecer em casa enquanto a reforma é executada. Além disso, é preciso conhecer o seu trabalho, podendo pedir a ele que mostre algo que já tenha feito.

COMO CONTRATAR MÃO DE OBRA PARA REFORMA

– Projeto: mesmo para uma reforma que você considera pequena, uma entre as mais importantes recomendações para contratar mão-de-obra para reforma é antes ter um projeto em mãos, pois nem todos os profissionais liberais que sabem fazer o trabalho pesado substituem um projeto bem elaborado por um profissional capacitado. Se for uma reforma pequena, pode ser um projeto simples, mas é importante que a pessoa contratada visualize o que é preciso fazer.

– Prazos e valores: outra entre as dicas na hora de fazer reforma é sempre combinar antecipadamente com os trabalhadores o prazo para o fim das obras, bem como o preço que vai custar todo o trabalho. Para reformas menores, pode ser mais vantajoso acertar o pagamento por trabalho realizado e não por horas trabalhadas. Quanto ao prazo, por mais que seja estipulada uma data, leve em consideração os possíveis imprevistos, inclusive se a reforma é feita do lado de fora.

– Material: como contratar mão de obra exige que você combine com o encarregado da reforma quem vai comprar os materiais necessários, veja no que ele pode ajudar, já que algumas coisas podem falar ou serem específicas e ele saberá melhor o que e quanto comprar. Acerte por fora do valor da mão de obra o gasto com materiais e peça as notas fiscais. Se você for quem vai comprar o material, converse com ele sobre o que é necessário e faça uma lista.

– Revisão: por fim, a última entre as dicas na hora de fazer reforma é, durante a contratação, rever todos os pontos da reforma para que tenha certeza de que nada foi esquecido. Caso contrário, poderá ter muita dor de cabeça com coisas que ficaram por fazer e não foram feitas. Além disso, sempre que possível, acompanhe a obra e peça ajustes se necessários.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!