COMO CONSERVAR PNEUS, DICAS PARA OS PNEUS DURARAREM MAIS TEMPO

COMO CONSERVAR PNEUS

A boa conservação dos pneus do seu automóvel é uma questão de extrema importância para garantir a segurança do condutor e de seus passageiros. Para assegurar a proteção de todos que estiverem no carro, bem como de pessoas fora do veículo, é fundamental conferir as nossas 10 dicas de como conservar pneus.

Dicas de como conservar pneus com eficácia

1. Jamais coloque pneus de medidas ou desenhos diferentes num mesmo eixo: isso só será válido no caso de um pneu suplente de suporte. Também evite comprar pneus de tamanhos diferentes do padrão que veio de fábrica no automóvel.

2. Cheque se o diâmetro exterior da roda e o interior do pneu são iguais: tenha o cuidado de verificar se os pneus que você utiliza são pneus de aro 14, pois você deve usá-los em rodas de aro 14 também.

3. Calibre seus pneus ao menos uma vez por mês: lembre-se de fazer isso especialmente antes de viajar. Também não se esqueça de sempre manter o estepe calibrado. Além de garantir mais durabilidade ao pneu, isso ainda vai garantir economia de gasolina.

4. Mantenha a pressão adequada nos pneus: a pressão da calibragem jamais deve inferir a 16 lb/pol; a utilização de uma pressão de ar excessiva ou reduzida na calibragem dos pneus poderá provocar um acidente ou danificar o pneu. Em caso de necessidade de redução de pressão dos pneus, estes deverão ser recalibrados o mais rapidamente possível; enquanto isso não acontecer, lembre-se de conduzir devagar e em hipótese alguma ultrapasse a velocidade de 80 km/h.

5. Troque os pneus assim que as marcas indicadoras de desgaste começarem a aparecer: essa é a única forma de garantir a segurança da condução, mantendo os pneus em boa conservação em circulação.

6. Verifique os pneus sempre que possível: lembre que você precisa extrair objetos estranhos que possam estar alojados na banda de rodagem. É o caso de pedras, gravetos, metais e outros empecilhos.

7. Respeite o sentido de rotação indicado na lateral dos pneus de alta performance: trata-se de um número que é indicado da seguinte forma: 205/40R17, 205/45R16, por exemplo. Dessa maneira, você conseguirá garantir o desgaste uniforme de sua bandagem de rodagem.

8. Substitua os pneus na hora certa: isso quer dizer que você deve substituir os pneus sempre que observar cortes profundos que exponham as lonas e/ou telas dos pneus. A ação de troca deve ser ainda mais emergencial se os arames e a deformação da banda de rodagem forem visíveis.

9. Realize o alinhamento das rodas/pneu para conservar: isso deve ser feito a cada 5 mil quilômetros rodados. A partir desse procedimento, o condutor poderá evitar o movimento de precessão, que é a vibração do volante quando o carro ultrapassa a velocidade de 80 quilômetros por hora.

10. Faça a calibragem correta: pneus mal calibrados acabam prejudicando a estabilidade do veículo e também aumentam o consumo de combustível, reduzindo a aderência em dias de chuva e aumentando a insegurança ao conduzir o veículo. Por sua vez, se você realizar um circuito percorrendo uma distância superior a cinco quilômetros, não calibre os pneus.

Ao seguir as nossas 10 dicas de como conservar pneus, o uso deles será mais eficaz.