PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO CONSEGUIR UMA NACIONALIDADE PORTUGUESA?

Autor: G. Produções
Publicado em: Informações Gerais

Muitos brasileiros todos os anos iniciam o processo de aquisição da nacionalidade portuguesa. Para alguns, isso é uma forma de reivindicar uma sucessão familiar que se perdeu com o tempo e nas fronteiras de um país tão grande como o Brasil. Para outros, é uma oportunidade de conseguir um passaporte europeu, e ter passe livre por todos os países da união europeia. Seja qual for o seu motivo ou a sua intenção, a verdade é que, para aqueles que têm o direito, é um processo simples e relativamente rápido. O único, porém é a requisição de gastos em torno de R$800 a R$1000 na totalidade do processo.

COMO CONSEGUIR UMA NACIONALIDADE PORTUGUESA?

Há a opção de intermediação aqui no Brasil para a requisição de início de processo. Hoje em dia a maioria dos brasileiros apela à intermediação para que o processo seja mais rápido e infalível. E, apesar de ser um caminho mais caro, pode ser que se torne mais seguro e prático. Muitos optam à consultoria de advogados e despachantes, principalmente para a organização e envio de documentos. E outros optam pela assessoria direta do consulado português no Brasil, que aconselha e verifica os passos do processo. Porém, há a opção de não intermediação, e o pedido de processo poderá ser feito diretamente ao CRC (Conservatória dos Registros Gerais) em Lisboa, de uma forma mais barata e de certa forma mais simples.

Há dois tipos de cidadania adquirida: por atribuição e por naturalização. A primeira pode ser solicitado em grau de parentesco de filho até bisneto, sendo que a proximidade ajuda muito para o resultado positivo do processo. Nesse caso, todos familiares na linha direta de sucessão até o parente português devem estar vivos, menos este último, que pode já ter falecido. Já o processo de naturalização é um processo mais complicado e demorado, mas que exige menor comprovação explícita de parentesco. É um benefício atribuído aos netos, e nesse caso os pais ou avós não precisam estar vivos. Até por essa exigência menor, o processo leva mais tempo para ser analisado e concluído. Se você pensa em obter algum dos tipos de cidadania, lembre-se de verificar o questionário interativo e a documentação no site do CRC.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!