PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO CONSEGUIR EMPREGO SEM TER EXPERIÊNCIA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Empregos

 COMO CONSEGUIR EMPREGO SEM TER EXPERIÊNCIA

Quem procura por sua primeira colocação em um setor no mercado de trabalho está também em busca dos conhecimentos sobre como conseguir emprego sem ter experiência. Isso vale tanto para o primeiro emprego, como também para assumir uma posição numa área em que você nunca trabalhou antes, especialmente por conta do mercado de trabalho atual, que valoriza cada vez mais a experiência anterior.

Em geral, a maioria das empresas seleciona preferencialmente candidatos que possam demonstrar experiência nas atividades que irão desenvolver, e é exatamente isso que dificulta a vida de quem está tentando o primeiro emprego ou mudar de área. Do ponto de vista de quem não tem experiência, essa lógica parece injusta, mas boa parte dos empregadores teme contratar alguém que, mesmo qualificado, pode nunca ter estado em um emprego formal, com chefe, metas e horários, exigindo um período de adaptação e, muitas vezes, necessidade de treinamento. Como é muito difícil conseguir adquirir experiência sem que alguém esteja disposto a contratá-lo sem ela, a dica é seguir alguns caminhos alternativos.

Descubra como conseguir emprego sem ter experiência

1. Trabalho voluntário: as ONGs e organizações sem fins lucrativos da sua região precisam de vários tipos de ajuda. Essa é uma boa forma de conquistar experiência justamente na área em que você pretende atuar, além do benefício para a sociedade. O trabalho social fica muito bem no currículo. Logo, iIdentifique ONGs que possam precisar de apoio técnico na área em que você quer ter experiência, e as procure para uma conversa. Apesar de dificilmente realizar isso de forma remunerada, você poderá contar com benefícios como horário mais flexível e a criação de uma boa rede de contatos.

2. Freelance ou trabalho autônomo: esse é um caso em que pode valer à pena aceitar realizar como freela atividades que você normalmente não faria. Assim, você enriquece o seu portfólio e pode mencionar a experiência no currículo. Nem todas as áreas de atividade podem se beneficiar desse método, mas se você trabalha com informática, design gráfico, publicidade, profissões liberais e várias outras, recomenda-se verificar. Dá para obter alguma remuneração assim, e também serve como uma oportunidade de contatos e referência.

3. Estágio, programas de trainee e aprendizado: alguns são remunerados, outros não. Alguns são oportunidades reais de obter experiência e aprendizado, outros são formas de a empresa obter mão-de-obra barata para trabalho desqualificado. Faça sua escolha pensando em longo prazo. Um período em uma empresa que seja referência em seu mercado pode fazer maravilhas pelo seu currículo, mesmo que você se sinta explorado. E decida desde o princípio se você está no estágio para aprender, para ganhar a bolsa, ou para tentar ser contratado pela própria empresa, e se comporte adequadamente independente do seu objetivo.

4. Seja notado: faça seu nome aparecer de forma positiva. Para tanto, envie artigos para revistas científicas do seu campo de atuação, contribua com sites, colabore ativamente em listas de discussão, dê aulas em cursos comunitários, seja voluntário, envolva-se em grupos de trabalho e de interesse em sua região, vá a eventos, inscreva-se como palestrante ou voluntário, mande pautas para o jornal local.

Agora que você sabe como conseguir emprego sem ter experiência, basta dar a cara a tapa e perder o medo de se arriscar.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!