PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO COBRAR UMA DÍVIDA DE ALGUÉM SEM PERDER A AMIZADE

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Informações Gerais

Como cobrar uma dívida de alguém sem perder a amizade? Complicado, não? Por isso o PontoXP.com te dará nesse texto algumas dicas para que esse momento não seja tão desconfortável. Em primeiro lugar você deve manter a calma, afinal ficar bravo não mudará o fato que alguém lhe deve algo.

COMO COBRAR UMA DÍVIDA DE ALGUÉM SEM PERDER A AMIZADE

Além de que, de acordo com o artigo 71 do Código de Defesa do Consumidor é crime usar de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral e fazer afirmações falsas para amedrontar o devedor, ou ainda perturbá-lo em seu local de trabalho, descanso ou lazer em caso de cobrança de dívida. Assim como difamá-lo a terceiros.

Ou seja, não é pelo fato que alguém te deve algo que você tem o direito de sair contando para todos sobre isso, ou mesmo ameaçar de alguma forma o devedor. Caso você realize alguma dessas ações, o devedor pode processá-lo e a situação somente se complicará e o pagamento da divida poderá ser retardado.

Então a sugestão de como cobrar uma dívida de alguém é que você realize um contato mais sutil com o devedor, pergunte se aconteceu algo, ou se ele está precisando de alguma ajuda. Dessa forma o devedor poderá ter uma abertura para explicar o motivo pelo qual a dívida ainda não foi paga e assim pedir um prazo maior, pedir para dividir o valor da dívida, ou mesmo pagá-la.

Mas se isso ainda não funcionar, tenha novamente uma conversa civilizada com o devedor, porém mais incisiva. Seja claro e conciso sobre sua posição, fale que você precisa do dinheiro de volta para poder realizar algum projeto pessoal, etc. Negocie com o devedor caso ele peça, dê um prazo específico, ou mesmo parcele o valor da dívida.

Se mesmo após um segundo contato o devedor não pagar a dívida o modo de como cobrar uma dívida de alguém muda. Neste caso você pode ser bem objetivo e cobrar descaradamente, mas é claro, seja civilizado, pois brigar somente tornará a situação ainda pior. Por isso pense muito antes de realizar um empréstimo a qualquer pessoa que seja. Somente empreste se você tem certeza irá lhe pagar, para evitar futuras dores de cabeça.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!