PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO CASAR GRÁTIS NO CIVIL

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Casamentos

COMO CASAR GRÁTIS NO CIVIL

Casar no civil, assim como no religioso, exige uma certa quantia de dinheiro, que nem sempre está disponível no bolso de quem deseja legalizar o seu estado civil perante a sociedade. Em geral, o casamento no civil sai em torno de R$ 300,00, o que varia conforme o estado em que o casal reside. Já se os pombinhos decidem realizar a cerimônia fora do cartório, o chamado juiz de paz até pode se locomover, mas não sem antes cobrar um valor que pode triplicar o preço do casório. Sendo assim, como casar grátis no civil?

Já que dinheiro não dá em árvore, cada vez mais pessoas decidem saber como casar grátis no civil e poupar dinheiro. Isso, aliás, é um direito previsto em lei, que está no Artigo 1.512 do Código Civil, sendo destinado a casais que não têm condições financeiras para bancar um casamento civil, o que não pode ser um empecilho para o seu desejo.

Para conseguir o benefício, portanto, o casal deve assinar uma “Declaração de Hipossuficiência”, também chamada popularmente de “Declaração de Pobreza”, no próprio cartório. Essa declaração pode ser escrita à mão, sem que haja necessidade de um formulário ou documento padronizado. É preciso apenas que o casal garanta que as informações são verdadeiras.

Mesmo assim, existem cartórios que contam com um formulário impresso, que serve somente para agilizar o procedimento. Vale dizer que os funcionários não tem o direito de exigir nenhum tipo de comprovante de renda no cartório, bem como carteira de trabalho ou outro documento a fim de provar a falta de dinheiro para casar no civil.

Dicas de como casar grátis no civil

Já quem tiver problemas pode buscar a Defensoria Pública ou fazer uma denúncia na Corregedoria do Tribunal de Justiça, pois o cartório não pode dificultar a legalização da união nem burocratizá-la. Não é somente a informação sobre como casar de graça que muitas pessoas desconhecem.

É possível também obter outros documentos ao assinar um atestado de pobreza, como a carteira de identidade, a habilitação de condução e o registro oficial da união. No entanto, não se pode esquecer que alguns documentos são exigidos na hora de casar gratuitamente o civil ou mesmo quando o casamento for pago pelos pombinhos.

Entre os documentos necessários estão certidão de nascimento, RG, CPF e comprovante de residência, de ambos os noivos. Esses documentos devem ser entregues no cartório no momento de pedir a entrada do casamento, sendo que a cerimônia em si será apenas alguns dias depois, quando os noivos e mais duas testemunhas deverão comparecer ao cartório para assinar a entrada.

Outra dica de como casar grátis no civil ou mesmo pagando é sempre buscar o cartório mais perto de sua casa, para facilitar o procedimento. Essa busca deve ocorrer com alguma antecedência. Lembre-se de que muitas pessoas casam no civil e que o dia do seu casamento será agendado. Sendo assim, você deve se organizar, não chamando as testemunhas no último momento. Se você pretende casar no religioso logo depois, esse é mais um motivo para o casamento civil ser bem programado.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!