PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO CALCULAR A MESADA DOS FILHOS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

COMO CALCULAR A MESADA DOS FILHOS – Nem sempre é fácil saber como calcular a mesada dos filhos, ainda mais porque o dinheiro dado a ele periodicamente deve condizer com a realidade da família. Ou seja, não é possível estipular um valor padrão, sendo que muitas famílias nem têm como dar mesada aos seus filhos. No entanto, mesmo que sejam valores baixos, se possível, os pais devem oferecer esses valores, pois a mesada funciona como um instrumento de educação financeira.

Por outro lado, quanto deve ser a mesada dos filhos não deve ser associado à coerção ou estímulo. O primeiro ponto a se pensar na hora de como calcular a mesada dos filhos é a idade dele. Quando crianças, eles tem dificuldade de assimilar tempo decorrido, por isso, o melhor é começar com mesadas por semana, ou seja, as semanadas. Depois o pagamento pode ser quinzenal e quando elas estiverem mais maduras e conscientes pode se tornar mensal.

COMO CALCULAR A MESADA DOS FILHOS

Dicas de como calcular a mesada dos filhos

Outra questão sobre o quanto deve ser a mesada dos filhos é o ambiente social, com ênfase na situação econômico-financeira da família. Especialistas afirmam que a mesada do filho vai servir mais para a sua socialização, já que moradia e alimentação ainda serão pagos pelos pais. Uma dica para calcular mesada dos filhos é que ela seja compatível com o círculo de amizades do filho.

No entanto, se houver dúvidas, é sempre melhor ser conservador. Outra dica para calcular mesada dos filhos é estar a par do que eles fazem no dia-dia, para saber qual o custo mensal que eles têm com alimentação fora de casa, passagens de ônibus e com o que fazem para se divertir, como ir ao cinema, na balada, etc.

É importante que tanto os pais quanto os filhos entendam que a mesada deve servir para que desde criança os indivíduos conheçam o valor do dinheiro e sua importância, inclusive, no sentido de economizar. Assim, pode-se dizer que a mesada funciona como um treinamento para quando o filho tiver que se sustentar.

Um exemplo recentemente ficou famoso, quando um pai compartilhou na Internet uma tabela onde constam atitudes que se os filhos fizerem é descontado um valor pré-determinado do valor total da mesada. Por exemplo, não fazer o dever da casa, reclamar de ir para a escola, deixar roupas jogadas pela casa, desobedecer aos pais, ofender ou brigar, entre outros, são atitudes descontadas da mesada, que variam de R$ 0,25 a R$ 3,00.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!