PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO ATUAR NA ÁREA DE FILOSOFIA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Empregos

COMO ATUAR NA ÁREA DE FILOSOFIA

Aos aspirantes a filósofos, que desejam saber como atuar na área de filosofia, vale dizer que, além do que se imagina, quem se gradua nessa área não está restrito à docência. Alguns cursos da área capacitam o profissional para atuar, também, nos saberes que estão associados a outros campos das ciências humanas.

A vantagem do filósofo é que ao estudar, ele desenvolve a habilidade de organizar e transmitir um pensamento complexo e racional, o qual será responsável pela formação de opinião. Mesmo quem prefere atuar na área de filosofia dentro da docência encontra vagas em todos os estados brasileiros.

Desde 2008, foi instituída uma lei federal que tornou obrigatório o ensino da filosofia, por meio de disciplina de mesmo nome, no Ensino Médio, tanto em escolas particulares como públicas. Além de encontrar oportunidades em escolas, portanto, os profissionais com formação em filosofia podem trabalhar no campo da elaboração de materiais didáticos.

Mais recentemente, a filosofia foi agregada em alguns vestibulares, mais um campo de trabalho que surge para os filósofos que desejam se dedicar ao ensino desse conhecimento. Atuar na área de filosofia conta, ainda, com mais uma oportunidade: desempenhar as suas funções na análise e no julgamento de obras artísticas e literárias, bem como artigos para publicações especializadas.

Mais dicas de como atuar na área de filosofia

Os egressos do curso de filosofia podem investir a sua carreira na chamada filosofia clínica, que se refere ao uso dos saberes da filosofia acadêmica para a terapia. Essa especialidade tem o objetivo de reconhecer os conflitos existenciais dos indivíduos e se empenhar na redução dos possíveis danos. Dessa forma, cresce o mercado de trabalho para o filósofo, que pode ser contratado em hospitais, empresas, escolas, clínicas particulares, bem como em instituições públicas da área de humanas, pesquisas e consultoria ética.

A filosofia associada à gestão é outro campo novo para a filosofia, sendo que essa área está focada na utilização do pensamento crítico para a tomada de decisão. Já os profissionais que desejam calcar a sua carreira na pesquisa científica podem desenvolver uma série de estudos a respeito do comportamento do fazer científico. Nesse sentido, as pesquisas podem se basear tanto na contemporaneidade, quanto na revisão das teorias já existentes.

Há também a oportunidade na área de consultor ético, que é contratado em hospitais e ajuda na revisão de processos judiciais e na promoção de projetos sociais e culturais em ONGs. Por fim, o filósofo pode publicar livros para quase todas as áreas, além de criar as suas próprias teorias de pensamento. Como consultores, atuam em empresas, escolas e universidades, implantando novos projetos.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!