PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO ARMAZENAR O LEITE MATERNO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Bebê ,Saúde

COMO ARMAZENAR O LEITE MATERNO – Existem ocasiões em que você pode precisar saber como armazenar o leite materno durante o período em que estiver amamentando. Ou porque você está com muito líquido em seus peitos, ou porque o bebê não consegue sugar o leite, entre outras situações. Por isso, veja todas as dicas para saber como armazenar o leite materno com segurança e qualidade.

COMO ARMAZENAR O LEITE MATERNO

1. Para não estragar o leite materno que você extrair para o seu bebê tomar mais tarde é preciso armazenar com cuidado. Além dos recipientes que vem junto com as bombinhas ou ordenhadeiras você pode usar mamadeiras comuns esterilizadas, sendo importante que elas possuam uma tampa que vede bem. Outros potes de vidro esterilizados com tampa de plástico também servem.

2. Se você não consegue tirar muito do líquido de uma única vez para guardar leite materno, você pode tirar mais depois e juntar com o já tirado para que seja suficiente para uma mamada do bebê.

3. Parta esterilizar o recipiente para guardar leite materno você deve fervê-lo por 15 minutos. Depois de esquentar o recipiente, ele deve secar naturalmente. Você pode deixá-lo de boca para baixo em cima de uma toalha, ou dentro de um pote maior, fechado. Além disso, coloque o leite materno no pote somente depois que ele esteja frio.

4. O líquido para amamentar o bebê pode ficar em temperatura ambiente por no máximo duas horas. Se você der o leite para o seu bebê depois desse período o melhor é colocar na geladeira ou mesmo congelá-lo, pois corre o risco de micróbios desenvolverem-se no leite e fazerem mal ao seu filho.

5. Você pode colocar o leite na geladeira apenas se ele for consumido pelo bebê em até 12 horas. Se você amamentar o seu filho após esse período, o mais indicado é congelar. Na hora de guardar na geladeira use a prateleira de cima, que é a mais fria, e nunca guarde o recipiente com o leite na porta, muito menos o deixe próximo de alimentos crus, como verduras e carnes.

6. No congelador o leite pode ficar até 15 dias. Quando você colocar o leite no recipiente não encha o vidro, deixe dois centímetros de espaço, pois o líquido incha quando congela. Já para descongelar, o melhor é colocar o pote congelado dentro de um pote maior com água morna. O descongelamento no micro-ondas não é aconselhável, porque existe a possibilidade de algumas propriedades do leite se perderem no processo de aquecimento.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!