PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO APROVEITAR O ESPAÇO EM AMBIENTES PEQUENOS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Casa & Decoração

Quem vive em ambientes pequenos enfrenta um dilema para posicionar os móveis da maneira mais funcional. Entretanto, se seguir algumas dicas de como aproveitar o espaço em ambientes pequenos, o local pode ser muito bem aproveitado, garantindo que seu lar seja mais aconchegante e funcional.

Cada imóvel apresenta uma condição única e diferente, com suas particularidades, mas existem algumas regras gerais que podem ajudar para garantir mais amplitude e conforto em qualquer ambiente. De acordo com especialistas da área, mobiliar espaços pequenos é um desafio à criatividade, mas garante excelentes resultados. Confira as dicas a seguir.

Dicas de como aproveitar o espaço em ambientes pequenos

1. Encomende móveis sob medida: a compra de móveis planejados exclusivamente para seus ambientes são essenciais quando os espaços são pequenos. A primeira recomendação é desenhar no projeto da casa um layout de mobiliário que aproveita bem cada canto, sem prejudicar a circulação no ambiente, sempre levando em consideração as necessidades de cada família.

2. Use o apoio de estratégias. O espelho é um grande aliado de ambientes pequenos, porque o reflexo do objeto dá uma ilusão de que o espaço é maior nos espaços. Entre arquitetos e decoradores, o espelho é visto como um coringa na decoração, que ajuda a neutralizar também quando se tem elementos demais nos ambientes.

3. Use vidros claros. Da mesma forma que os espelhos, móveis com vidros claros e em laca também são indicados para os ambientes pequenos, porque com o aproveitamento do reflexo do móvel e as transparências, se passa a impressão de ampliação do ambiente, devido a perspectiva causada.

4. Atenção à decoração. A forma que seu ambiente será decorado deve ser um aliado na hora de aproveitar o espaço em ambientes pequenos. Por exemplo, listras horizontais são aliadas, dando a ideia de alongar o espaço, com o uso de papeis de parede ou tapetes com listras. Você pode ainda apostar em cores claras, que costumam passar a sensação de amplitude. A dica é optar por cores claras em paredes e móveis, se for no papel de parede, a recomendação é escolher estampas com cores cruas.

5. Cuidado com a iluminação. Uma iluminação bem feita é um charme de qualquer projeto em ambientes com pequenas metragens. Lâmpadas direcionadas e um lustre central pode dar uma ideia de amplitude em qualquer ambiente. Ao invés de cortinas de tecido, aposte no uso de persianas. Outra dica, se quiser dar uma charme extra ao ambiente, é usar acabamentos com reposteiros em cortinas de voal.

6. Mude o modelo das portas. Um bom recurso para ampliar os espaços de ambientes pequenos é trocar as portas por modelos de correr ou até mesmo substituir espaços nas paredes. Com isso, você pode integrar os ambientes.

7. Elimine objetos e móveis desnecessários. Num espaço reduzido, deve contar apenas o que for essencial para aquele ambiente. Acumular coisas é natural do ser humano, ainda mais ao longo do tempo, mas é bom reavaliar se não tem guardado muitas coisas que não possuem mais função.

Ao colocar essas dicas de decoração em prática você já poderá notar uma grande diferença no seu espaço, que estará mais amplo e bem definido.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!