PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO APROVEITAR O 13º SALÁRIO – PLANEJAMENTO FINANCEIRO COM DÉCIMO TERCEIRO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Mercado, Negócios e Empresas

COMO APROVEITAR O DÉCIMO TERCEIRO – O 13º salário é um dos benefícios mais aguardados do ano por todos. Algumas pessoas já o esperam com destino certo para o dinheiro, mas outras, sem um plano definido, acabam gastando por impulso ou, o que é pior, gastando antes ainda de recebê-lo. Com o Natal chegando, é normal que muita gente programe suas férias ou as compras de fim de ano com o salário extra, o que nem sempre é uma boa ideia. Mas como saber como aproveitar o 13º salário? Na maioria das vezes, o melhor que se tem a fazer é um planejamento financeiro antes de sair gastando este a mais do orçamento.

COMO APROVEITA O 13º SALÁRIO - PLANEJAMENTO FINANCEIRO COM DÉCIMO TERCEIRO

Se você está com muitas dívidas, o melhor que pode fazer com o 13º é pagá-las. Se livrar do cheque especial, dos juros do cartão de crédito ou de qualquer outro tipo de financiamento que tenha feito é bom para começar o ano sem muitas (ou nenhuma) dívidas. Se você comprou um carro, por exemplo, em 84 meses, estará pagando por ele o preço de dois devido aos juros. Por isso, tente negociais descontos e formas de pagamento com os financiadores e quite o que deve. É inteligente poupar antes para ter as melhores negociações.

Caso você não tenha dívidas, muitos especialistas aconselham que você divida seu salário em três partes. Uma delas será para você gastar com o que quiser, seja presentes para o Natal ou compras para si mesmo. A segunda parte é para pagar as contas do começo do ano, como matrícula da escola das crianças, IPVA e IPTU. Já a terceira parte servirá para o futuro. Você pode colocá-lo numa poupança, ter títulos do governo ou, se quiser arriscar, aplicar em ações da empresa que escolher.

Se você tem uma família numerosa e não quer fazer feio no fim do ano, mas precisa aproveitar ao máximo o seu 13º salário nas compras de Natal, uma boa dica é escrever uma lista contendo o nome de todos os amigos e familiares para quem você deverá comprar presentes, além de colocar um valor pré-definido para gastar com cada um deles. Dessa forma, você sairá de casa tendo em mente que o seu orçamento é limitado para a compra dos presentes. Evite parcelas e financiamentos, pois, geralmente, as compras à vista recebem um desconto maior, lembrando que você não terá o 13º para pagar as demais parcelas.

O ideal é que você faça um planejamento financeiro para todo o ano para que não chegue a dezembro atolado em contas para pagar. Uma dica para não precisar quitar todas as dívidas com o 13º salário é criar o hábito de guardar 10% do valor recebido mensalmente.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!