COMO APROVEITAR CANTOS NA DECORAÇÃO

Como aproveitar cantos na decoração? Saber isso é essencial para quem gosta de potencializar a função de cada espaço de uma residência ou um escritório. Trata-se também da melhor forma de mobiliar apartamentos pequenos, que é uma tendência cada vez maior nas construções atuais. Mesmo em casas mais antigas, sempre tem aquele canto que não parece ter função, mas  que pode ser aproveitado a partir de algumas mudanças no local.

Confira como aproveitar cantos na decoração

A primeira dica é apostar em móveis para colocar nos cantos, como um armário do tamanho ideal, ainda mais se a residência for pequena. Caso o espaço não seja problema, esse canto pode receber uma decoração especial, com mesa de cabeceira ou uma luminária de piso, soluções que conferem muito charme à decoração.

Fotos de Decoração dos Cantos da casa

Outra dica é colocar uma poltrona no canto, a fim de proporcionar conforto, funcionalidade e até uma decoração ao espaço, ainda mais se for acrescentado um tapete e um abajur junto ao móvel. Dessa forma, o canto pode se tornar um cantinho da leitura. Porém, é sempre importante considerar o tamanho do espaço disponível para não sobrecarregá-lo com muitos artigos.

Você ainda pode deixar as paredes livres e o mobiliário um pouco afastado. Além disso, se o canto for pequeno, vale colocar apenas uma folhagem, mas prefira os tipos adequados para ambientes internos, ainda mais se o cantinho recebe pouco sol. Se o canto que vai ser aproveitado comporta uma área para leitura, ele pode ainda receber uma biblioteca. Os livros podem ser organizados em um armário estreito com muitas prateleiras ou o canto pode ganhar apenas as prateleiras, o que é uma solução clean e moderna. Elas podem começar no meio da parede e serem instaladas até o teto.

Outro canto em muitas residências que costuma ficar vazio, mas que pode ser aproveitado também, é o espaço abaixo da escada. Conforme o tamanho da escada, essa região pode receber um armário mais baixo e comprido para armazenar objetos variados, ou mais alto e estreito para guardar os casacos. O canto também pode servir como dispensa para guardar vassouras e outros utensílios. Se a ideia é não destacá-lo na decoração, por ser apenas funcional, coloque portas com o mesmo acabamento das paredes.

Outro canto que pode ser usado são os que ficam embaixo das janelas. Coloque prateleiras de vidro, o que vai refletir a claridade natural e deixar o cômodo mais iluminado. Ali podem ser armazenados livros. Já quando o canto está na cozinha, a dica é usar uma mesa de embutir, principalmente se a cozinha for pequena, pois é uma forma de fazer as rápidas refeições do dia-a-dia com praticidade. Em geral, elas se prendem à parede, assim, quando não estão em uso, são dobradas e não ocupam espaço.

Agora você sabe como aproveitar cantos na decoração com grande praticidade e eficiência.