PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO ALIVIAR O CALOR DO SEU CÃO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

COMO ALIVIAR O CALOR DO SEU CÃO

COMO ALIVIAR O CALOR DO SEU CÃO – Assim como as altas temperaturas do verão brasileiro vem nos castigando, elas atingem também o seu cão. É importante saber que assim como acontece com os seres humanos, os cachorros também se sentem desidratados, cansados, perdem o apetite durante o verão, entre outros males.  Você sabe como aliviar o calor do seu cão?

Neste período são necessários cuidados especiais para seu cãozinho continuar saudável e disposto, além de saber aproveitar os horários para refrescar e brincar com ele, garantindo o lazer que todos queremos nessa estação. Confira dicas de como aliviar o calor do seu cão:

Dicas de como aliviar o calor do seu cão

– Observe seu cão com atenção: com o tempo aprendemos tudo sobre a personalidade do nosso animal de estimação e no caso do cão, ele aprende sobre a nossa também. Mas durante o verão, é preciso observar além, detalhes que não costumamos perceber.

O hábito de por a língua para fora para melhor respirar, por exemplo, significa que seu cão precisa se refrescar. Se você notar que ele está muito ofegante, leve-o para locais frescos, com sombra e muita água.

Em casos extremos de exposição ao sol, os animais podem ter febres altas, taquicardias e vômitos, sinais de insolação. Diante desses sintomas é preciso levá-lo com urgência ao veterinário.

É importante também observar os pelos do seu cachorro. Os de pelagem escura absorvem mais raios do sol, já os de pelagem branca precisam de mais proteção solar, por isso é recomendável protetor solar próprio para cães e aplique principalmente nas orelhas e no nariz, onde há mais facilidade para o câncer de pele.

– Cuidado com os horários: leve seu cão para passear de preferência durante ou depois do pôr-do-sol, reduzindo o risco de insolação. Antes de sair, verifique se o clima abafado dispersou, o calor do asfalto pode ser mais prejudicial ao seu cão que a você, pois eles ficam mais próximos do chão.

Se for realizar uma viagem longa levando seu cão, cuidado com o tempo em que ele passará dentro do carro. Invista em telas na janela do carro, para que ao meio-dia ou outros horários de sol muito forte, haja ventilação. Nos horários de sol mais fraco, lembre-se de parar para o xixi e a água.

– Alimente e hidrate: com tanto calor, seu cachorrinho pode não querer comer muito e se desanimar diante de um prato de ração, mas não desista. Guarde a ração em um ambiente fresco, ou, se estiver muito quente, invista até na geladeira, o importante é ter uma comida fresca para oferecer ao seu cão.

Mais uma vez de olho nos horários, prefira os mais frescos, com mais sombra e menos sol para oferecer comida a seu cão. E não se esqueça de hidratar com muita água. Se o medo é que ela esquente ao longo do dia, procure congelar a água na tigela e depois que virar gelo, colocar no chão novamente. Assim seu cão se divertirá lambendo o gelo, que vai virar água durante o dia e demorar bem mais para esquentar.

– Cuidados em dobro com os cães de focinhos curtos: boxer, buldogues, pugs, boston terrier, todos essas raças têm a característica do focinho curto. Cães com o focinho mais curto têm menos área de superfície e traquéias menores do que o normal e podem desenvolver a síndrome branquicefália. Isso dificulta que eles se refresquem sozinhos, e o torno mais dependentes de atenção diante das fortes temperaturas.

Seguindo essas dicas você garantirá o conforto e a saúde do seu cãozinho durante todo o verão.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!