PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO ALIVIAR BOLHAS E CALOS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

COMO ALIVIAR BOLHAS E CALOS

Ninguém gosta de sofrer com a dor e o incômodo provocado pelos calos e bolhas, mas é possível se valer de uma série de truques e dicas de como aliviar bolhas e calos que vão salvar o seu dia. Uma forma que abranda bastante esses problemas é fazer um escalda-pés com sal grosso e eucalipto.

Essa receita é muito eficiente porque enquanto o sal possui propriedades antimicrobianas, o eucalipto funciona como antisséptico, desinfetante e anti-inflamatório. A água para o escalda-pés deve ser morna e o eucalipto pode ser em folhas ou óleo essencial.

Na sequência, você pode ainda aplicar sobre as bolhas uma compressa com calêndula e deixá-la agindo por 30 minutos, para facilitar a sua cicatrização. Além disso, a calêndula é analgésica, anti-inflamatória e calmante e pode diminuir o inchaço da bolha. Compressa de chá de camomila com água morna também aliviam os sintomas das bolhas.

O mais comum é que elas surjam nos pés quando a pele entra em atrito com algo, pode ser com a meia ou o calçado.  Dessa forma, a camada mais externa da pele se descola da mais interna, subindo e criando líquido no espaço que se cria.

Mesmo assim, as bolhas nunca devem ser estouradas, pois assim facilmente vão infeccionar. Já quando ela estoura sozinha, é normal que fique uma casquinha, a qual não deve ser retirada, pois é ela quem está protegendo o organismo de contrair uma infecção.

Mais dicas de como aliviar bolhas e calos

Quando as bolhas e calos são provocados por um calçado que aperta os pés, é melhor não usá-lo mais. Caso o tenha usado com meias grossas, procure experimentá-lo com uma meia mais fina. Não é indicado usar calçados que sejam desconfortáveis, pois são grandes as chances de se desenvolverem calos nas regiões onde apertam.

Nem sempre é possível tratar os calos e dependendo da sua gravidade, mesmo depois de serem removidos com cirurgia, eles podem voltar. A aloe vera (babosa) também é uma opção natural e cicatrizante que ajuda a restaurar a pele onde a bolha se formou. Já a dor dos calos é reduzida emergindo os pés em água quente por 30 minutos.

Essa técnica é para alívio imediato e temporário, sendo importante manter os pés ou a outra área em que o calo está se desenvolvendo sempre bem hidratado, sendo importante massagear a região também. No caso da calosidade aparecer no pé, existem os protetores de silicone que podem ser colocados no calçado para evitar o atrito.

Palmilhas também podem ser úteis, ainda mais se o calo tem origem da pisada errada. Nesse caso, é melhor consultar um ortopedista antes, que pode indicar o produto mais adequado para cada caso. Outra dica de como aliviar calos é amaciando a pele com óleo de camomila e, depois, esfregando uma pedra porosa nos pés.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!